Senhor, Mentiroso, Lunático?
Eu e o Pai somos um. - João 10:30
Num voo, a mulher sentada ao meu lado viu-me a ler a Bíblia. Ela ficou curiosa e perguntou-me sem rodeios se eu realmente acreditava que Jesus Cristo era o Filho de Deus. Respondi que realmente cria que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então ela perguntou: “Não é difícil para si acreditar intelectualmente numa declaração tão absurda como Jesus ser o Filho único de Deus?”
A minha resposta foi mais ou menos assim: “Na Bíblia, Jesus afirmou ser o Messias, o Filho de Deus. Uma vez que Jesus reivindicou igualdade a Deus, isso deixa-me apenas três opções. Ou Ele era um mentiroso, um lunático ou o Senhor que Ele afirmava ser.” Bem, ela não gostou de nenhuma dessas opções. Ela disse que acreditava que Ele era “um grande mestre da fé em Deus, mas não igual a Deus”. Mas eu respondi: “Ele não nos deixou essa opção em aberto. Ele disse que era igual a Deus. Ou Ele mentiu sobre essa declaração e foi enganador, ou Ele realmente acreditava que era Deus, mas era louco, ou então Ele realmente era Deus. Não há outras opções.” A mulher não respondeu, mas pareceu ter ficado a pensar seriamente.
Gosto do que C.S. Lewis escreve sobre este assunto: “Estou a tentar aqui impedir que alguém diga a coisa realmente tola que as pessoas costumam dizer sobre Ele: estou pronto para aceitar Jesus como um grande mestre de moral, mas não aceito a Sua afirmação de ser Deus. Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse apenas um homem e dissesse o tipo de coisas que Jesus disse não seria um grande mestre de moral. Ele seria um lunático – ao mesmo nível do homem que diz ser um ovo mexido – ou seria o Diabo do Inferno. Tem de escolher. Ou este Homem era, e é, o Filho de Deus, ou então um louco ou algo pior.”
Depois Lewis acrescenta: “Pode calá-lo como um tolo, pode cuspir n’Ele e matá-Lo como um demónio; ou pode cair aos Seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas não vamos inventar nenhum absurdo paternalista sobre Ele ser um grande mestre humano. Ele não deixou isso como possibilidade. Ele nunca visou tal.”*
APROFUNDANDO:
1. João 10:30 afirma que Jesus e o Pai são um. Achas esta afirmação difícil de crer? Porquê, ou porque não?
2. Hoje estás a viver como se Jesus fosse o Senhor da tua vida?
LEITURA ADICIONAL:
João 17:21-23
* C.S. Lewis, Mere Christianity (Mero Cristianismo) [Nova York: MacMillan, 1960], p. 56
Por Jim Burns