Senhor, Mentiroso, Lunático?

23 Versículos que provam a Unicidade de Deus - Reflexões Cristãs - Estudos  e Mensagens Bíblicas

 

     Eu e o Pai somos um. - João 10:30

 

     Num voo, a mulher sentada ao meu lado viu-me a ler a Bíblia. Ela ficou curiosa e perguntou-me sem rodeios se eu realmente acreditava que Jesus Cristo era o Filho de Deus. Respondi que realmente cria que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então ela perguntou: “Não é difícil para si acreditar intelectualmente numa declaração tão absurda como Jesus ser o Filho único de Deus?”

     A minha resposta foi mais ou menos assim: “Na Bíblia, Jesus afirmou ser o Messias, o Filho de Deus. Uma vez que Jesus reivindicou igualdade a Deus, isso deixa-me apenas três opções. Ou Ele era um mentiroso, um lunático ou o Senhor que Ele afirmava ser.” Bem, ela não gostou de nenhuma dessas opções. Ela disse que acreditava que Ele era “um grande mestre da fé em Deus, mas não igual a Deus”. Mas eu respondi: “Ele não nos deixou essa opção em aberto. Ele disse que era igual a Deus. Ou Ele mentiu sobre essa declaração e foi enganador, ou Ele realmente acreditava que era Deus, mas era louco, ou então Ele realmente era Deus. Não há outras opções.” A mulher não respondeu, mas pareceu ter ficado a pensar seriamente.

     Gosto do que C.S. Lewis escreve sobre este assunto: “Estou a tentar aqui impedir que alguém diga a coisa realmente tola que as pessoas costumam dizer sobre Ele: estou pronto para aceitar Jesus como um grande mestre de moral, mas não aceito a Sua afirmação de ser Deus. Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse apenas um homem e dissesse o tipo de coisas que Jesus disse não seria um grande mestre de moral. Ele seria um lunático – ao mesmo nível do homem que diz ser um ovo mexido – ou seria o Diabo do Inferno. Tem de escolher. Ou este Homem era, e é, o Filho de Deus, ou então um louco ou algo pior.”

     Depois Lewis acrescenta: “Pode calá-lo como um tolo, pode cuspir n’Ele e matá-Lo como um demónio; ou pode cair aos Seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas não vamos inventar nenhum absurdo paternalista sobre Ele ser um grande mestre humano. Ele não deixou isso como possibilidade. Ele nunca visou tal.”*

 

APROFUNDANDO:

1. João 10:30 afirma que Jesus e o Pai são um. Achas esta afirmação difícil de crer? Porquê, ou porque não?

2. Hoje estás a viver como se Jesus fosse o Senhor da tua vida?

LEITURA ADICIONAL:

João 17:21-23

* C.S. Lewis, Mere Christianity (Mero Cristianismo) [Nova York: MacMillan, 1960], p. 56

Por Jim Burns

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário