A circuncisão feita sem mãos
“Nós queremos saber se pode lançar um pouco mais de luz sobre o que Paulo quis dizer com a frase, ‘a circuncisão feita sem mãos’."
“E estais perfeitos n’Ele, que é a cabeça de todo o principado e potestade; no Qual, também, estais circuncidados, com a circuncisão não feita por mão, no despojo do corpo da carne, a circuncisão de Cristo” (Col. 2:10,11).
De acordo com a Aliança Abraâmica, os israelitas deveriam circuncidar os seus filhos do sexo masculino no oitavo dia. Normalmente o pai realizava esse procedimento, o que tornava o pequeno em filho da aliança. Embora a circuncisão não salvasse a criança, dava-lhe uma posição favorável para desfrutar das bênçãos de Deus, que incluíam a salvação. Numa assentada, Deus muitas vezes realiza um duplo propósito. Além do rito religioso da circuncisão, o oitavo dia era significativo, pois é quando o teor de vitamina K no sangue (agente coagulante) está no seu nível mais alto durante toda a vida.
A circuncisão "feita sem mãos" é uma operação de Deus. Isso refere-se à nossa circuncisão espiritual em Cristo. Em suma, o Pai removeu cirurgicamente os nossos pecados quando Cristo foi cortado na cruz. Uma compreensão desta verdade capacitar-nos-á a viver uma vida mais profunda em Cristo, sabendo que os nossos pecados estão perdoados.
Por Paul M. Sadler