Se tão-somente

selective focus of woman holding her head at daytime

 

     Deixem para trás a insensatez e vocês viverão de verdade. Venham andar pelo caminho do entendimento! Provérbios 9:6 NBV-P

     Vou ser honesto  contigo. Eu não sou o melhor a tomar decisões. Às vezes, sou muito impulsivo para o meu próprio bem. Depois de tomar uma decisão não tão boa, muitas vezes ponho-me a pensar: “Se tão-somente …”

     Tenho notado que a expressão “Se tão-somente” surge numa série de conversas com pessoas, onde é claro que elas estão a viver num mar de arrependimento pelas decisões que tomaram nas suas vidas. “Se tão-somente  eu tivesse dito não àquela oportunidade adúltera.” “Se tão-somente  eu tivesse dito não ao esquema para enriquecimento rápido.” “Se tão-somente  eu não tivesse incorrido em tantas dívidas.” “Se tão-somente eu me tivesse casado com um crente.” “Se tão-somente  eu tivesse dito a verdade.”

     Ah, se tão-somente pudéssemos tomar decisões melhores! A boa notícia é que podemos aprender a tomar decisões melhores. Eu gosto muito da passagem bíblica de hoje que nos instrui a deixar os nossos caminhos tolos para trás e a aprender como ser sábios. De acordo com esta passagem, a bola está do nosso lado. Cabe-nos a nós escolher deixar o nosso passado tolo para trás e buscarmos a sabedoria.

     Quando é hora de tomar uma decisão, o primeiro passo é falar com Deus. Ok, pode-me soar crentês dizer algo simples como, “Fala com Deus”. Mas, eu acho que poucas pessoas realmente o fazem. Pensa nisso. Quando enfrentas uma grande decisão, cais realmente de joelhos e olhas para Deus e dizes: “Senhor, preciso da Tua ajuda para isto. Eu não consigo fazer isto sozinho. Senhor, eu preciso da Tua sabedoria sobrenatural. Eu preciso da Tua ajuda”?

     Acho que nada deixaria Deus mais feliz do que Ele ser convidado a estar ao nosso lado, dando-nos a Sua sabedoria na tomada de decisões. Lemos em Tiago 1:5-7: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá, liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.” Tiago diz que quando se toma decisões, o melhor lugar para obter informações é do próprio Deus.

     Embora seja sempre uma boa ideia buscar o conselho de um amigo de confiança quando confrontado com uma grande decisão, permite-me que te encoraje a primeiro buscares a sabedoria do Amigo mais sábio e confiável que qualquer um de nós possui: Deus. Vai primeiro a Deus. Fala com Ele. Não há necessidade de viveres no atoleiro do “Se tão-somente”. Deus está sempre a ouvir e está sempre pronto para te dar generosamente a Sua sabedoria.

 

APROFUNDANDO:

1. Que grandes decisões enfrentas hoje?

2. Já  falaste com Deus sobre essas decisões? Se não, porque não?

 

LEITURA ADICIONAL:

Provérbios 2:6; Provérbios 22:3; Provérbios 3:13-18

Por Doug Fields

Sermões e Estudos

José Carvalho
Herança

Tema abordado por José Carvalho em 25 de julho de 2021

Carlos Oliveira
Religiões de substituição

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de julho de 2021

Fernando Quental
Paciência

Tema abordado por Fernando Quental em 18 de julho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:1 em 21 de julho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário