I Tessalonicenses 5:1-11 (1)

crstam.jpgCapítulo VI — I Tessalonicenses 5:1-11 

O DIA DO SENHOR

PROFECIA vs. O MISTÉRIO


     "Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva.

     “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como ladrão de noite;

     “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão."

I Tessalonicenses 5:1-3.

     I Tessalonicenses 5 inicia apropriadamente com a palavra "mas", separando o assunto do capítulo 4:15-18 com o do 5:1-3. Observe:

     1) O primeiro tem a ver com o Corpo de Cristo, enquanto que o último está relacionado com o Reino de Cristo.

     2) Os últimos versículos do Capítulo 4 tratam de um "mistério", um segredo, primeiro revelado através de Paulo (4:15; cf. I Co.15:51), enquanto que os primeiros versículos do Capítulo 5 lidam com as verdades proféticas que tinham sido proclamadas por muitos séculos. De facto, os dois primeiros versículos contêm três frases proféticas bem conhecidas: "dos tempos e das estações", "o dia do Senhor" e "o ladrão de noite".

     3) A primeira passagem trata do arrebatamento dos membros do Corpo de Cristo, enquanto que a última está relacionada com a vinda subsequente de Cristo para reinar na terra.

     4) Os crentes de Tessalónica precisavam de mais luz sobre a verdade do Arrebatamento (3:10, 4:13-18), embora entendessem "muito bem", ou com precisão, a verdade sobre "o dia do Senhor", de modo que Paulo pôde dizer-lhes a este respeito: "não necessitais de que se vos escreva" (5:1-2).

     5) I Ts.4:13-18 é dirigida a nós crentes, enquanto que I Ts.5:1-3 é dirigida a eles, os incrédulos que Cristo julgará antes do Seu reino. Na primeira passagem encontramos os verbos na primeira pessoa do plural (nós) quatro vezes e "eles" que "já dormem" serão ressuscitados para se ajuntar àqueles que estão "vivos", quando todos "seremos arrebatados juntamente com eles... a encontrar o Senhor nos ares" (4:17). Mas na última passagem "eles" são o tema. "Quando [eles] disserem: Há paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição... e de modo nenhum [eles]  escaparão" (5:3).

     6) Finalmente, enquanto a primeira passagem termina com uma exortação de "consolai-vos uns aos outros com estas palavras" a última passagem claramente deve fazer os incrédulos temerem.

     O contraste entre as duas passagens, então, é de facto marcante, e é uma grande pena que alguns homens de Deus, embora bem intencionados, confundam o dia glorioso do Arrebatamento com o calamitoso "dia do Senhor", colocando o Arrebatamento depois da Grande Tribulação, e deste modo amedrontando aqueles que deveriam consolar.

     Antes de lidarmos com esta teoria sem base bíblica, queremos afirmar claramente que a primeira passagem diz respeito aos santos crentes de Deus e a um santo segredo revelado primeiramente a Paulo, proclamando a sua "esperança prévia" de redenção gloriosa da hora da ira de Deus, e dando-lhes o conforto mais abençoado. Mas a última passagem lida com um mundo que rejeita a Cristo e a "repentina destruição" que tomará conta dele, vingança de que não se pode fugir, vindo como "as dores de parto àquela que está grávida", quando finalmente os numerosos avisos proféticos sobre o assunto, por tanto tempo ignorados, serão cumpridos.

     Mas alguns já perguntaram porque é que o Apóstolo escreveu a estes crentes sobre "o dia do Senhor" se entendiam esta verdade tão bem. A resposta é encontrada na primeira palavra do Capitulo 5: "Mas". Ao contrastar o Arrebatamento com "o dia do Senhor", Paulo enfatiza a falta de relação entre um e o outro.
.

Cornelius R. Stam
Comentário Sobre as Epístolas de Paulo aos Tessalonicenses


Sermões e Estudos

David Gomes 26SET21
Como lidar com portas fechadas

Tema abordado por David Gomes em 26 de setembro de 2021

Carlos Oliveira 24SET21
As religiões são todas boas?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de setembro de 2021

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 22 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário