1 Tessalonicenses 2:1-16 (5)

crstam.jpgJULGAMENTO DIVINO SOBRE O PERSEGUIDOR

     Portanto, Israel, como Elimas, ou Bar-Jesus, o suposto Filho de Jeová-Salvador, e profeta apontado por Deus para os gentios, em vez de o ser foi desmascarado como sendo um falso profeta, um "filho do diabo", opondo-se à verdade de Deus, e foi entregue ao julgamento, enquanto os gentios se regozijam na verdade. Na sua acusação a Israel o Apóstolo diz:

     "Os quais também mataram o Senhor Jesus e os Seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens,

     “E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, afim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até no fim" (I Ts.2:15-16).

     Entretanto, dois factos são frequentemente esquecidos nesta ligação. Primeiro, Elimas foi cegado somente "por algum tempo" (At.13:11). Isto também foi típico, porque em Rm.11:25 lemos "que o endurecimento veio em parte sobre Israel" somente "até que a plenitude dos gentios haja entrado".7 Então, "todo Israel será salvo, como está escrito" (Rm.11:25-26).

     Em segundo lugar, o v.16 da nossa passagem contesta o erro de que a mensagem especial de Paulo não foi proclamada em Atos 28 ou depois, e que Israel não foi posta de parte (Gl.4:30) antes da chegada de Paulo a Roma. O tempo do verbo em At. 28:28 ("é" no grego tem o sentido de "tem sido"), e a afirmação aqui em I Ts.2:16 de que "a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim", juntamente com as palavras de Paulo em Rm.11:15, confirmam o argumento de Sir Robert Anderson de que "a crise secreta" entre Israel e o seu Messias, foi alcançada no apedrejamento de Estêvão – e Deus respondeu levantando outro apóstolo, enviando-o para começar uma nova dispensação e para proclamar uma nova mensagem, não às nações, como tal, ou à nação (Israel), mas aos pobres pecadores perdidos em todo lugar (Rm.11:32; Ef.3:1-3; At.20:24). Deste modo Israel – e as nações judaicas (veja Gn.11), foram lançadas para os braços da graça! A mensagem alegre agora é:

     "...porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm.3:22-23).

     "Porquanto não há diferença... PORQUE UM MESMO É O SENHOR DE TODOS, RICO PARA COM TODOS OS QUE O INVOCAM.

     “PORQUE TODO AQUELE QUE INVOCAR O NOME DO SENHOR SERÁ SALVO" (Rm.10:12-13).

     "Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, PARA COM TODOS USAR DE MISERICÓRDIA.

     “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! (Rm.11:32-33).

     Finalmente, no estudo desta passagem encontramos muita oposição à verdade. Elimas procura desviar o procônsul da fé (At.13:8), os judeus em Antioquia "contradiziam o que Paulo dizia" e blasfemavam (13:45). Aqui em I Ts.2:15-16, encontramos os judeus, depois de perseguirem amargamente os seus próprios profetas e o seu próprio Messias, agora perseguindo Paulo "e [me] impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação".

     Hoje em dia sofremos muito pouca perseguição. Ainda temos uma medida extraordinária de liberdade para pregar o Evangelho. Ah, mas de que adianta esta liberdade se a indiferença fecha os nossos corações e bocas e carteiras? De que vale esta liberdade se permitimos que Satanás use da fartura, prazeres do mundo, interesses de negócios ou qualquer outra coisa egoísta, para nos impedir de alcançar os outros com a única mensagem que pode salvá-los do pecado e suas consequências? Quem sabe, talvez se fôssemos perseguidos, por tornar o Evangelho conhecido, iríamos apreciar mais profundamente o amor de Deus e as riquezas da Sua graça – e agiríamos em conformidade. Que Deus nos desperte do nosso sono profundo para não perdermos a liberdade que Deus nos concede e as oportunidades para proclamar a Sua graça. 


7 A exposição acima da história de Bar-Jesus, ou Elimas, é tirada em essência de Actos, Considerados Dispensacionalmente, Vol. II, do autor. 

Cornelius R. Stam
Comentário Sobre as Epístolas de Paulo aos Tessalonicenses


Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 15OUT21
O maior filantropo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de outubro de 2021

Dario Botas 10OUT21
Qual a tua motivação? (Parte III)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de outubro de 2021

Carlos Oliveira 08OUT21
A violência

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de outubro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3,4 em 13 de outubro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário