1 Tessalonicenses 2:1-16 (1)

crstam.jpgCapítulo II — I Tessalonicenses 2:1-16

UM RELACIONAMENTO AFECTUOSO

UM HOMEM DE DEUS MODELO

     "Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã;

     “Mas, havendo primeiro padecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de nosso Deus com grande combate.

     “Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência;

     “Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nosso corações.

     “Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza: Deus é testemunha.

     “E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados;

     “Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos.

     “Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.

     “Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga: pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.

     “Vós e Deus sois testemunhas quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes.

     “ Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos.

     “Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória."

— I Tessalonicenses 2:1-12

     Como já vimos, a assembleia Tessalonicense é apresentada no primeiro capítulo como uma igreja modelo. De facto, nenhuma palavra de condenação ou repreensão a estes queridos santos é encontrada nesta epístola. Em vez disso, o Apóstolo elogia-os pela sua fé e amor e esperança, e regozija-se de eles se terem "dos ídolos ... [convertido] ... a Deus para servir o Deus vivo e verdadeiro. E esperar dos céus a seu Filho".

     E agora, momentaneamente, enquanto consideramos a primeira parte do Capítulo 2, passamos de uma igreja modelo para um homem de Deus modelo. Quando o Apóstolo explica porque é que a sua entrada para com os Tessalonicenses não foi em vão, precisamos de nos lembrar que, muito aquém de se vangloriar, ele escreve por inspiração divina. É Deus dizendo-nos o tipo de pessoa que Paulo era. Portanto, ao considerarmos os detalhes de I Ts.2:1-12, observemos cuidadosamente os atributos que nos farão representantes de Deus e que Ele pode aprovar e recomendar.

     Em Filipos, o Apóstolo, com Silas, foi arrastado até à presença dos magistrados. Porquê? Porque no nome de Cristo ele tinha restaurado ao equilíbrio mental uma pobre rapariga possuída por um demónio – ou para sermos mais directos, talvez, porque os seus senhores tinham visto que, com a restauração dela à normalidade, "a esperança do seu lucro estava perdida" (Atos 16:19).

     Em seguida, os magistrados, cedendo à revolta geral, arrancaram as roupas dos apóstolos e ordenaram que fossem açoitados (v.22). "E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão" e o carcereiro "os lançou no cárcere interior,1 e lhes segurou os pés no tronco" (v.23-24).2

     Que tratamento cruel, sem sentido! Para todos nós que sofremos tão pouco por Cristo e às vezes reclamamos tanto, o Apóstolo apresenta o desafio: "Quem se escandaliza, que eu me não abrase?" (II Co.11:29). E assim o v.2 da nossa passagem inicia-se:

     "Mas, havendo primeiro padecido, e sido agravados em Filipos...."

     Como é impressionante, com este panorama, o resto da passagem! Enquanto a consideramos mais detalhadamente, vamos pedir a Deus que Ele nos ajude a estarmos à altura.     
 
1 Veja v.29 e observe que o carcereiro "saltou dentro". 

2 Tratamos de forma mais abrangente este relato histórico no nosso livro Actos, Considerados Dispensacionalmente, Vol. III.

Cornelius R. Stam
Comentário Sobre as Epístolas de Paulo aos Tessalonicenses


Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 15OUT21
O maior filantropo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de outubro de 2021

Dario Botas 10OUT21
Qual a tua motivação? (Parte III)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de outubro de 2021

Carlos Oliveira 08OUT21
A violência

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de outubro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3,4 em 13 de outubro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário