Pensando em Colossenses 2 verso 8

Alberto Verissimo2

 

     As seitas, assim como as próprias heresias inseridas nas igrejas cristãs, não resistem muitas vezes a um único versículo, quando muito a dois, que contém a mesma ideia. Um único versículo consegue derrubar poderosas seitas, devido à simplicidade que existe na palavra de Deus.

     Paulo escreveu em II Co 11.3: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.”

      Ora, ser simples é ser “cristocêntrico”. É estar na verdade. Mas como os sentidos são corrompidos, alguns não conseguem ter a revelação da simplicidade. A simplicidade é vencida por um coração duro e também pela mentira.

     Paulo exorta-nos em II Co 4.4 que o diabo cega o entendimento das pessoas e, por isso, elas se tornam obcecadas em alguma mentira ou com alguma mentira. Por isso que o conhecimento da Bíblia é fundamental. Serve como escudo e proteção quando a mentira tenta criar alguma raiz em nós.

     Por exemplo, vejamos a seguir alguns dogmas de seitas que apenas UM (ou dois) versículo já elimina a possibilidade de tal movimento não ser uma seita (à luz estrita da Bíblia Sagrada).

 

NOME DA SEITA: Mórmons (A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias)

     FATO OU DOGMA ENSINADO: O fundador do Mormonismo alega ter recebido uma revelação, na qual o Senhor instruiu a Igreja a dar ouvidos às suas palavras, como se fossem do próprio Deus.

     FONTE OU AUTORIDADE QUE DECLARA TAL DOGMA: Livro Nosso Legado página 15 Edição 1996

     VERSÍCULO OU IDÉIA ÚNICA QUE DERRUBA O DOGMA: Galátas 1.9

     “Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.”

 

NOME DA SEITA: Testemunhas de Jeová

     FATO OU DOGMA ENSINADO: É argumentado pelas TJ que Jesus não ressuscitou com o seu corpo do sepulcro.

     FONTE OU AUTORIDADE QUE DECLARA TAL DOGMA: “..sua volta nunca poderia ser com o corpo humano” (livro “Poderá viver… página143)

     VERSÍCULO OU IDÉIA ÚNICA QUE DERRUBA O DOGMA: I Coríntios 15.17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

 

NOME DA SEITA: Adventistas do Sétimo Dia

     FATO OU DOGMA ENSINADO: A guarda do Sábado

     FONTE OU AUTORIDADE QUE DECLARA TAL DOGMA: “Santificar o Sábado ao Senhor importa em salvação eterna” . (EG White; Testemunhos Seletos, vol. III; Ed. Casa Publicadora; Tatuí – SP; 1956, pág.22).

     VERSÍCULO OU IDÉIA ÚNICA QUE DERRUBA O DOGMA: Gálatas 4. 9 e 10 – Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.

   

NOME DA RELIGIÃO: Catolicismo Romano - organizada por Sto Agostinho (na época da reforma Luterana,...influenciou a João Calvino que disseminou tal “teologia” às igrejas protestantes)

     FATO OU DOGMA ENSINADO: Intercessão de Maria

     FONTE OU AUTORIDADE QUE DECLARA TAL DOGMA: Dogmas católicos

     VERSÍCULO OU IDÉIA ÚNICA QUE DERRUBA O DOGMA: I Timóteo 2.5

     Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

 

NOME DA SEITA: Espiritismo (todas as vertentes)

     FATO OU DOGMA ENSINADO: Comunicação com mortos

     FONTE OU AUTORIDADE QUE DECLARA TAL DOGMA: Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

     VERSÍCULO OU IDÉIA ÚNICA QUE DERRUBA O DOGMA: Deuteronômio 18.10,11 e 12

     Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.

 

NOME DA RELIGIÃO: Islamismo

     FATO OU DOGMA ENSINADO: O fundador do Islamismo alega ter recebido nova revelação, na qual o seu Deus (Allah) lhe transmite novas leis e doutrinas (Alcorão).

     FONTE OU AUTORIDADE QUE DECLARA TAL DOGMA: “Alcorão é a palavra de Allah, revelada a Mohammad, desde a Surata da Abertura até a Surata dos Humanos, constituindo o derradeiro dos livros revelados à humanidade.” Fonte: www.alcorao.com.br

     VERSÍCULO OU IDEIA ÚNICA QUE DERRUBA O DOGMA: Além de Gálatas 1.9, outro texto que derruba tudo isso é Apoc 22. 18 e 19.

     “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”.

 

NOME DO MOVIMENTO: Pentecostais - Origem: Está ligada ao reavivamento de Holiness (Santidade), oriundo entre os metodistas do século XIX nos USA. Em 1900 o pastor metodista Charles F. Parham, que aderia ao reavivamento, suscitou entre os seus alunos de escola bíblica a idéia de que o sinal seguro de autêntica conversão e vida no Espírito Santo seria o dom das línguas ou a glossolalia. o carisma era geralmente transmitido por imposição das mãos de um pastor.

     Os iniciadores deste não tinham a intenção de fundar nova denominação cristã; apenas queriam suscitar um revival ou reavivamento nas comunidades protestantes. Quando, porém, se viram rejeitados por estas, passaram a constituir congregações próprias, ditas «pentecostais».

     VERSÍCULO A SER OBSERVADO: 2 Timóteo 2:15; 1 Coríntios 13:8 a 13

     A Filosofia Aristotélica-Escolástica, foi universalmente imposta, invadiu os campos da teologia; e em todo o lugar foi estéril, espinhosa e assustadora, por causa de seus termos cruéis, seus interrogatórios capciosos, suas distinções sutis, e seu entulho de tópicos inúteis.

- Alberto Veríssimo

Sermões e Estudos

David Gomes 26SET21
Como lidar com portas fechadas

Tema abordado por David Gomes em 26 de setembro de 2021

Carlos Oliveira 24SET21
As religiões são todas boas?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de setembro de 2021

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 22 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário