Apresentando uma Epístola e um Apóstolo (II)

Cornelius R. Stam     Alguns têm-nos acusado de montarmos um cavalinho de madeira porque fizemos desta a nossa mensagem ao longo dos anos, e temos relacionado com ela tudo na Bíblia. A essas críticas nós respondemos: "Esdras montou um cavalinho de madeira quando leu apenas a Lei de manhã ao meio-dia, e fixou os seus preceitos aos corações dos seus ouvintes (Neemias 8:2,3,8)?" Claro que não. Ele viveu sob a dispensação da Lei. Aquela era a mensagem que Deus lhe deu para Israel. Os doze apóstolos montaram um cavalinho de madeira quando iam a todos os lugares, durante o ministério terreno do nosso Senhor, pregando "o Evangelho do reino"? Não. Esta era a mensagem que eles foram enviados a proclamar (Mateus 10: 5-7). Também não estamos a montar um cavalinho de madeira quando consistentemente, proclamamos fielmente o "Evangelho da graça de Deus" não adulterado, e as verdades abençoadas do Mistério reveladas através de Paulo. Pelo contrário, seríamos infiéis, se começássemos a mudar a nossa mensagem ou a diluí-la, pregando em grande parte sobre os eventos atuais, problemas políticos, a vida familiar, ou a passar tempo indevido a denunciar o aborto, a perversão sexual, a violência, etc. Quando fazemos destas coisas o nosso tema, estamos na melhor das hipóteses a cortar maus frutos de uma árvore má em vez de colocarmos o machado à raiz da árvore..

     Oramos para que Deus use estas palavras para trazer alguns pastores de volta à bendita mensagem que deveria ser o seu tema: "a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do Mistério" (Rm 16:25). Ao regressarem a esta mensagem eles nunca terão tempo suficiente para pregar tudo. A abrangência é tão vasta e ampla, a necessidade de pregar tão urgente, que depressa terão uma reserva de mensagens que eles nunca tiveram o tempo de trazer.


Apresentando um Apóstolo

     “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo:

     “Aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos. Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo” (Col. 1:1,2).


“E Timóteo nosso irmão”

     Timóteo, como se lembra, era seu [de Paulo] "verdadeiro filho na fé" (I Tim. 1: 2). Ele havia sido ganho para Cristo por meio do ministério de Paulo e tornou-se num parceiro muito fiel na obra do Senhor. Mas Paulo nem sempre liga o nome de Timóteo ao seu da mesma forma. Por exemplo, quando escreve aos Filipenses, ele abre a carta com as palavras, "Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo." Isso ocorre porque a carta aos Filipenses não é, basicamente, doutrinária nem teológica no seu caráter. Ela foi escrita para consertar uma briga na igreja de Filipos e, se possível, restaurar a unidade. Paulo queria que eles sentissem que o apelo vinha de simples servos de Cristo, e que o apelo vinha tanto de Timóteo como dele próprio quando ele lhes apelava para que trabalhassem e adorassem conjuntamente em unidade.

     A carta aos Colossenses, contudo, é completamente diferente. É basicamente doutrinal, basicamente teológica, quanto ao seu caráter. Tem a ver com a grande revelação confiada a Paulo pelo Senhor glorificado no Céu. Assim, ele assume a responsabilidade por tudo o que ele diz sobre si próprio, e ele chama-se a si mesmo - não um servo de Jesus Cristo como em Filipenses (1: 1) - mas "um apóstolo de Jesus Cristo", e ele liga Timóteo a si simplesmente como um irmão, tanto deles como seu. Na verdade, o original realmente não diz "Paulo, um apóstolo de Jesus Cristo", porque não há nenhum artigo indefinido no Grego. Na verdade, ele diz assim: "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, … e o irmão Timóteo".

- Cornelius R. Stam
(Continua) 

Sermões e Estudos

David Gomes 26SET21
Como lidar com portas fechadas

Tema abordado por David Gomes em 26 de setembro de 2021

Carlos Oliveira 24SET21
As religiões são todas boas?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de setembro de 2021

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 22 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário