Pensando em Colossenses 2 verso 8

Alberto Verissimo2

 

     As seitas, assim como as próprias heresias inseridas nas igrejas cristãs, não resistem muitas vezes a um único versículo, quando muito a dois, que contém a mesma ideia. Um único versículo consegue derrubar poderosas seitas, devido à simplicidade que existe na palavra de Deus.

     Paulo escreveu em II Co 11.3: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.”

Ler mais: Pensando em Colossenses 2 verso 8

Apresentando uma Epístola e um Apóstolo (I)

Cornelius R. Stam     Um excerto do comentário de Cornelius R. Stam sobre Colossenses, que é agora reimpresso.

Apresentando uma Epístola

     De todas as maravilhosas epístolas de Paulo, talvez as mais maravilhosas de todas sejam as que ele escreveu aos Efésios, aos Filipenses, e aos Colossenses.

     Uma delas, pelo menos, era uma carta circular, mas são estes os nomes que elas têm a si associados.

     Estas três epístolas pertencem conjuntamente a um grupo porque têm todas particularmente a ver com Cristo e a Igreja, que é o Seu Corpo.

Ler mais: Apresentando uma Epístola e um Apóstolo (I)

Apresentando uma Epístola e um Apóstolo (III)

Cornelius R. StamPaulo, não um dos 12 Apóstolos

     Ora, isto pode parecer uma coisa muito pequena, mas na realidade é muito importante, porque Paulo não era um dos 12 apóstolos como muitas pessoas parecem pensar, e como tantos pregadores ainda pensam. O seu apostolado era absolutamente separado e distinto do dos doze. Isso não significa que ele não tivesse tido nada a ver alguma vez com os doze, todavia significa que ele foi levantado mais tarde como apóstolo diferente com uma mensagem diferente  que substituiu a deles.

     Como se lembrará, eles foram enviados a pregar o Evangelho do reino, e o nosso Senhor prometeu-lhes doze tronos nesse reino:

     "E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que Me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da Sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos d’Israel" (Mat. 19:28).

     Sob a chamada Grande Comissão, sob a sua grande comissão, os doze foram enviados a fazer discípulos de todas as nações, começando por Jerusalém:

     "… ser-Me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra" (Atos 1: 8).

     E lembrar-se-á como Pedro em Pentecostes declarou que Deus havia levantado o Senhor Jesus para Se assentar no trono de David. Eis as palavras que ele disse:

Ler mais: Apresentando uma Epístola e um Apóstolo (III)

Apresentando uma Epístola e um Apóstolo (II)

Cornelius R. Stam     Alguns têm-nos acusado de montarmos um cavalinho de madeira porque fizemos desta a nossa mensagem ao longo dos anos, e temos relacionado com ela tudo na Bíblia. A essas críticas nós respondemos: "Esdras montou um cavalinho de madeira quando leu apenas a Lei de manhã ao meio-dia, e fixou os seus preceitos aos corações dos seus ouvintes (Neemias 8:2,3,8)?" Claro que não. Ele viveu sob a dispensação da Lei. Aquela era a mensagem que Deus lhe deu para Israel. Os doze apóstolos montaram um cavalinho de madeira quando iam a todos os lugares, durante o ministério terreno do nosso Senhor, pregando "o Evangelho do reino"? Não. Esta era a mensagem que eles foram enviados a proclamar (Mateus 10: 5-7). Também não estamos a montar um cavalinho de madeira quando consistentemente, proclamamos fielmente o "Evangelho da graça de Deus" não adulterado, e as verdades abençoadas do Mistério reveladas através de Paulo. Pelo contrário, seríamos infiéis, se começássemos a mudar a nossa mensagem ou a diluí-la, pregando em grande parte sobre os eventos atuais, problemas políticos, a vida familiar, ou a passar tempo indevido a denunciar o aborto, a perversão sexual, a violência, etc. Quando fazemos destas coisas o nosso tema, estamos na melhor das hipóteses a cortar maus frutos de uma árvore má em vez de colocarmos o machado à raiz da árvore..

Ler mais: Apresentando uma Epístola e um Apóstolo (II)

Sermões e Estudos

José Carvalho
Herança

Tema abordado por José Carvalho em 25 de julho de 2021

Carlos Oliveira
Religiões de substituição

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de julho de 2021

Fernando Quental
Paciência

Tema abordado por Fernando Quental em 18 de julho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:1 em 21 de julho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário