Seja Alegre XXXVII

w_wiersbe_warren.jpg     APRENDENDO A AVALIAR

     (Filipenses 3:1-11)

     As circunstâncias e as pessoas podem roubar-nos a alegria, mas acontece o mesmo com as coisas; é desse «ladrão» que Paulo trata no capítulo 3. É importante ver a mensagem global deste capítulo antes de o analisarmos em pormenor. Por isso, talvez o esboço que se segue possa ajudar.

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Seja Alegre XXXIX

w_wiersbe_warren.jpg     l. Justiça das obras (3:1-6)

     A exortação (3:1-3).

     «Resta», neste ponto, não significa que Paulo esteja para terminar a carta, porque ele continua a escrever. O termo quer dizer «Quanto ao resto» e introduz a nova. secção. O «quanto ao mais» de Paulo em 4:8 é que significa realmente «Estou prestes a terminar». Paulo tinha avisado antes os crentes de Filipos, mas agora adverte-os de novo. «Guardai-vos dos cães! Guardai-vos dos maus obreiros! Guardai-vos da circuncisão (mutilação)!» A quem é que ele se estará a referir com este triplo alerta? A resposta leva-nos de volta à história primitiva da igreja.

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Seja Alegre XXXVIII

w_wiersbe_warren.jpg     Mesmo as coisas tangíveis não são pecaminosas em si. Deus fez as coisas, e a Bíblia declara que são boas (Gén. 1:31). Deus sabe que precisamos de certas coisas para vivermos (Mat. 6:31-34). De facto, Ele «abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos» (I Tim. 6:17). Mas Jesus avisa-nos de que as nossas vidas não consistem na abundância do que possuímos (Luc. 12:15). Quantidade não é garantia de qualidade. Muitas pessoas que possuem as coisas que o dinheiro pode comprar, têm perdido aquelas que não se adquirem com dinheiro.

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Seja Alegre XL

w_wiersbe_warren.jpg     Mas os dissidentes não ficaram satisfeitos. Como tinham ficado a perder na sua oposição a Paulo em Antioquia e em Jerusalém, passaram a segui-lo por toda a parte, tentando roubar-lhe os convertidos e as igrejas. Os estudantes da Bíblia chamam a este grupo de falsos mestres que tentavam misturar a lei com a graça—os «Judaizantes». A epístola aos Gálatas foi escrita, particularmente para combater este ensino falso. E a este grupo de «Judaizantes» que Paulo se refere nos versículos l e 2. Ele usa três termos para os descrever:

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