Seja Alegre XXXI

w_wiersbe_warren.jpg     l. Timóteo (2:19-24)

     Paulo encontrou provavelmente Timóteo na sua primeira viagem missionária (Act. 14:6 e seg.), altura em que, talvez, o jovem se tivesse convertido (I Cor. 4:17). Aparentemente, a mãe e a avó de Timóteo já se haviam convertido (2 Tim. 1:3-5). Ele era filho de mãe judia e de pai gentio, mas o apóstolo sempre considerou esse jovem como seu próprio «amado filho» na fé (II Tim. 1:2). Quando Paulo voltou a Derbe e Listra aquando da sua segunda viagem, alistou o jovem Timóteo como um os seus colaboradores (Act. 16:1-4). Em certo sentido, Timóteo substituiu João Marcos a quem Paulo não quisera levar consigo naquela viagem por ele ter anteriormente abandonado a causa (Act. 13:13 ; 15:36-41).

     Na experiência de Timóteo aprendemos que a mente submissa não é algo que apareça súbita e automaticamente na vida do crente. Timóteo teve de desenvolver e cultivar a «mente de Cristo». Não era natural para ele ser servo; mas à medida que ia andando com o Senhor e trabalhando com Paulo, foi-se tornando o tipo de servo em que Paulo podia confiar e que Deus podia abençoar. Notemos as características deste jovem.

     Ele tinha a mente dum servo (2:19-21).

     Para começar, Timóteo cuidava naturalmente das pessoas e preocupava-se com as suas necessidades. Não estava interessado em «ganhar amigos e influenciar pessoas»; ele estava genuinamente interessado no bem-estar físico e espiritual dos outros. Paulo estava preocupado com a igreja de Filipos e queria enviar alguém que lhes manifestasse esse seu interesse e examinasse a situação. Havia certamente centenas de cristãos em Roma (Paulo saúda 26 por nome em Romanos 16); contudo, nenhum deles se pôs à sua disposição para fazer aquela viagem! «Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus» (Fil. 2:21). Num sentido muito real, todos nós vivemos ou em Filipenses 1:21, ou em Filipenses 2:21!

     Todavia, Timóteo tinha uma preocupação natural pelo bem-estar dos outros; tinha uma mente de servo. E deveras lamentável que os crentes de Roma estivessem tão concentrados em si mesmos e nas suas próprias contendas internas (1:15-16) que não dispusessem de tempo para a importante obra do Senhor. Esta é uma das tragédias dos problemas nas igrejas; desviam o tempo, a energia e a atenção das coisas que têm mais valor. Timóteo não estava interessado em promover qualquer partido, ou em apoiar qualquer causa de divisão. Interessava-se apenas pela condição espiritual do povo de Deus e esse interesse genuíno era natural nele. Como é que esse tipo de cuidado se desenvolveu? A resposta está na próxima característica deste jovem notável.       

Warren W. Wiersbe

Sermões e Estudos

Mark Swaim Peter Cerqueira 14ABR19
Santidade II

Sermão proferido por Mark Swaim em 14 de abril de 2019

Mark Swaim Peter Cerqueira
Santidade

Sermão proferido por Mark Swaim em 10 de abril de 2019

Bruno Santos 07ABR19
Importância da verdade & Achaste o Prego?

Sermões proferidos por Bruno Santos e Carlos Oliveira em 07 de abril de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:13,14 em 03 de abril de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário