Seja Alegre XXX

w_wiersbe_warren.jpg     UM PAR DE VALOR INESTIMÁVEL

     (Filipenses 2:19-30)

     Um repórter de San Bernardino, Califórnia, conseguiu que um homem se deitasse na sarjeta duma rua bastante movimentada. Centenas de pessoas passaram por esse homem, mas nem uma só parou para o ajudar ou mesmo lhe manifestar alguma simpatia!

     Há alguns anos atrás, os jornais* de todo o país noticiaram como 38 pessoas presenciaram as tentativas dum homem para apanhar uma jovem, e atacá-la por fim, sem que nenhum dos espectadores tivesse ao menos pegado num telefone para chamar a polícia!

     Um grupo de adolescentes de Detroit descobriu numa cabine telefónica uma senhora que sofrera um ataque de coração. Os jovens conduziram-na para uma casa próxima e tocaram a campainha, em busca de auxílio. A única resposta que tiveram, foi: «Saiam da minha entrada e levem-na daqui!»

     Um médico de Kentucky seguia por uma auto-estrada para ver um doente, quando presenciou um acidente. Parou e ajudou os feridos, seguindo depois o seu caminho até à casa do doente. Um dos condutores, que ele ajudou, processou-o!

     Será possível ser um «bom samaritano» hoje em dia? Será que toda a gente tem de endurecer o coração a fim de se proteger? Talvez «sacrifício e serviço» sejam virtudes fora de moda que de algum modo não se ajustam à, assim chamada, civilização moderna. Vale a pena notar que mesmo no tempo de Paulo um interesse autêntico e recíproco entre as pessoas não era uma virtude popular. Os cristãos em Roma não estavam muito interessados nos problemas de Filipos; Paulo não conseguiu encontrar uma única pessoa entre eles que estivesse disposta a ir a Filipos (2:19-21). Os tempos não mudaram muito.

     Neste parágrafo, Paulo fala ainda da mente submissa. Ele fez-nos uma descrição da mente submissa no exemplo de Jesus Cristo (2:1-11). Explicou a dinâmica da mente submissa na sua própria experiência (2:12-18). Agora, apresenta-nos a dois dos seus colaboradores no ministério, Timóteo e Epafrodito, e fá-lo por uma razão. Paulo sabe que os seus leitores serão inclinados a dizer: «Para nós é impossível seguir exemplos como os de Cristo e do apóstolo Paulo! Afinal de contas, Jesus é o próprio Filho de Deus, e Paulo é um apóstolo escolhido que teve grandes experiências espirituais»! Por essa razão, Paulo apresenta-nos a dois «santos comuns», homens que não eram apóstolos nem operadores de milagres espectaculares. Ele quer que saibamos que a mente submissa não é um luxo desfrutado por uns poucos escolhidos; é uma necessidade se realmente queremos ter alegria cristã, e uma oportunidade para todos os crentes.       

Warren W. Wiersbe

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 15OUT21
O maior filantropo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de outubro de 2021

Dario Botas 10OUT21
Qual a tua motivação? (Parte III)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de outubro de 2021

Carlos Oliveira 08OUT21
A violência

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de outubro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3,4 em 13 de outubro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário