Seja Alegre XXVI

w_wiersbe_warren.jpg     2. Há um poder a receber (2-13)

     O princípio que Paulo apresenta é este: Deus tem de trabalhar em nós, antes de poder trabalhar através de nós. Este princípio pode ver-se aplicado em toda a Bíblia, nas vidas de homens como Moisés, David, os apóstolos e outros. Deus tinha um propósito especial para ser realizado por cada ser humano, e cada um deles era único e não uma imitação de qualquer outro. Por exemplo. Deus levou 40 anos a conduzir Moisés até ao lugar onde poderia usá-lo como líder do povo de Israel. Enquanto Moisés ia apascentando o rebanho durante esses 40 anos. Deus ia operando nele de modo que um dia pudesse trabalhar através dele. Deus está mais interessado no trabalhador do que no trabalho. Se o trabalhador for aquilo que deve ser, também o trabalho será aquilo que deve ser.

     São muitos os cristãos que obedecem a Deus só por causa da pressão externa e não pelo poder interno. Paulo advertiu os Filipenses de que o que realmente importava não era a sua presença com eles, mas o desejo deles próprios de obedecerem e agradarem a Deus (1:27;2:12). Aqueles crentes não podiam construir as suas vidas sobre Paulo, porque talvez ele não estivesse por muito tempo com eles. É triste ver como alguns trabalhos da igreja enfraquecem e ficam de lado por qualquer alteração na liderança. Temos a tendência para agradarmos aos homens e obedecermos a Deus só quando as pessoas nos estão a observar. Mas quando nos rendemos ao poder de Deus em nós, então a obediência torna-se um prazer e não uma luta.

     O poder que opera em nós é o poder do Santo Espírito de Deus (João 14:16-17,26; Act. 1:8; l Cor. 6:19-20). A nossa palavra energia vem da palavra traduzida por «opera», no versículo 13. É a divina energia de Deus a trabalhar em nós e através de nós! O mesmo Espírito Santo que revestiu Cristo de poder durante o Seu ministério terreno pode revestir-nos também a nós. Contudo, temos de reconhecer o facto de que a energia da carne (Rom. 7:5) e do diabo (Ef. 2:2; 2 Tes. 2:7) também estão a trabalhar. Por causa da morte, ressurreição e ascensão de Cristo, a energia divina de Deus está à nossa disposição (Ef. 1:18-23). O poder está aqui, mas como é que iremos usá-lo? Que «instrumentos» usa Deus, pelo Seu Espírito, para operar nas nossas vidas? Há três «instrumentos»: a Palavra de Deus, a oração e o sofrimento.       

Warren W. Wiersbe

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 15OUT21
O maior filantropo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de outubro de 2021

Dario Botas 10OUT21
Qual a tua motivação? (Parte III)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de outubro de 2021

Carlos Oliveira 08OUT21
A violência

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de outubro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3,4 em 13 de outubro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário