Seja Alegre XXIV

w_wiersbe_warren.jpgl. Há um propósito a atingir (2:12,14-16)

     «Operai a vossa salvação» (v. 12) não quer dizer «Trabalhai pela vossa própria salvação.» Para já, Paulo está a escrever a pessoas que já são «santos» (1:1), o que quer dizer que já confiam em Cristo e foram separadas para Ele. O verbo «operar» contém o sentido de «trabalhar até completar totalmente», como no caso da solução dum problema de matemática. Na época de Paulo, usava-se também no sentido de «explorar uma mina», ou seja, tirar da mina o mais possível de valioso minério; ou «trabalhar um campo» de modo a conseguir a colheita mais abundante possível. O propósito que Deus quer que atinjamos é a semelhança de Cristo, «para sermos conformes à imagem de seu Filho» (Rom. 8:29). Há problemas na vida, mas Deus ajudar-nos-á a «vencê-los». As nossas vidas têm um tremendo potencial, como acontece com uma mina ou com um campo, e Ele quer ajudar-nos a aplicar esse potencial.

     Cindy não parecia muito feliz quando chegou a casa, vinda da universidade, para passar as férias com a família. Os pais notaram nela um comportamento estranho, mas foram suficientemente sábios para esperar que ela se dispusesse a partilhar o seu problema com eles. Isso aconteceu após o jantar.

     «Paizinhos, tenho algo a dizer-lhes e receio que isso os vá ferir.»

     «Diz francamente o que sentes» — disse-lhe o pai com simpatia — «que nós compreenderemos. Queremos orar contigo a respeito do assunto — qualquer que ele seja.»

     «Bem, sabem que durante o tempo em que andei no liceu falei em me tornar enfermeira, principalmente porque a mãezinha é enfermeira e creio que gostavam que eu seguisse os seus passos. Mas agora não posso continuar com tal plano. O Senhor simplesmente não quer que eu seja enfermeira!»

     A mãe sorriu e pegou-lhe na mão. «Querida, tanto o teu pai como eu desejamos que se faça a vontade de Deus na tua vida. Se fizeres qualquer outra coisa, todos nós seremos infelizes!»

     Cindy fora corajosa com aquela atitude; enfrentara a vontade de Deus e decidira operar a sua própria salvação — a sua própria vida cristã — e não a que qualquer outra pessoa pretendesse para ela. Um dos aspectos mais maravilhosos de se ser cristão é o sabermos que Deus tem um plano para as nossas vidas (Ef. 2:10) e que nos ajudará a realizá-lo para Sua glória. O nosso Deus é um Deus de variedade infinita! Não há duas flores iguais, não há dois flocos de neve iguais; porque é que dois cristãos haviam de ser iguais? Todos nós devemos ser como Cristo, mas temos de ser ao mesmo tempo nós próprios.       

Warren W. Wiersbe

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 15OUT21
O maior filantropo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de outubro de 2021

Dario Botas 10OUT21
Qual a tua motivação? (Parte III)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de outubro de 2021

Carlos Oliveira 08OUT21
A violência

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de outubro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3,4 em 13 de outubro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário