Seja Alegre XV

w_wiersbe_warren.jpgl. Coerência (1:27)

     A palavra portar relaciona-se directamente com andar. «Somente deveis conduzir-vos de modo digno do evangelho de Cristo» (NBPA). A arma mais importante contra o inimigo não é um sermão empolgante ou um livro poderoso; é a vida coerente dos crentes
.

     O verbo que Paulo usa está relacionado com a nossa palavra política. Ele está a afirmar: «Procedei da maneira como os cidadãos devem proceder». A minha esposa e eu estávamos de visita a Londres e um dia decidimos ir ao jardim zoológico. Entrámos no autocarro e sentámo-nos ao fundo para desfrutarmos a viagem. Mas era realmente impossível apreciá-la, devido a uma conversa em voz alta e rude travada pêlos passageiros que iam nos assentos da frente. Infelizmente, eles eram americanos; podíamos ver os ingleses que estavam em volta carregando o sobrolho e abanando a cabeça, como que a dizer: «Oh, sim, são da América!» Nós sentimo-nos envergonhados porque sabíamos que aquelas pessoas não estavam de facto a representar o melhor dos cidadãos americanos.

     Paulo dá aqui a ideia de que nós, cristãos, somos cidadãos do céu e enquanto estamos na terra temos de nos comportar como cidadãos dos céus. Ele apresenta de novo este conceito no capítulo 3:20. Essa expressão era rica em significado para os filipenses, porque essa cidade era uma colónia romana e os seus cidadãos eram de facto cidadãos romanos, protegidos pela lei de Roma. A igreja de Jesus Cristo é uma colónia do céu na terra! E nós devemos portar-nos como cidadãos do céu.

     «Estarei eu a comportar-me de modo digno do Evangelho?» é uma boa pergunta para fazermos regularmente a nós próprios. Devemos «andar... como é digno da vocação» que temos em Cristo (Ef. 4:1, NBPA), que significa andar «dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo» (Col. 1:10). Nós não fazemos isso com vista a ir para o céu, como se pudéssemos ser salvos pelas nossas boas obras; mas procedemos desse modo, porque os nossos nomes já estão escritos no céu e a nossa cidadania é no céu.

     É bom lembrar que o mundo que nos rodeia conhece unicamente o Evangelho que vê nas nossas vidas.

«Um Evangelho escreves,
Cada dia uma secção,
Com as obras que realizas
E qualquer exclamação.
Os homens lêem esse livro
Em todo o seu pormenor:
Como é, pois, o Evangelho
De que tu és o autor?»
(autor desconhecido)

     «O Evangelho» é a boa nova de que Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou (I Cor. 15:1-8). Só há uma «boa nova» de salvação; qualquer outra mensagem é falsa (Gál. 6:10). A mensagem do Evangelho é a boa nova de que os pecadores podem tornar-se filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus (João 3:16). Acrescentar alguma coisa ao Evangelho é despi-lo do seu poder. Nós não somos salvos dos nossos pecados pela fé em Cristo mais alguma coisa; somos salvos pela fé em Cristo somente.

     «Nós temos alguns vizinhos que acreditam num falso evangelho» — disse um membro duma igreja ao seu pastor. «Tem alguma literatura que eu lhes possa dar?»

     O pastor abriu a sua Bíblia em II Corinrios 3:2 e leu: «Vós sois a nossa carta, escrita nos nossos corações, conhecida e lida por todos os homens». Disse-lhe então: «A melhor literatura deste mundo não pode substituir a sua própria vida. Deixe-os ver Cristo na sua conduta e isso abrirá oportunidades de partilhar com eles o evangelho de Cristo.»

     A maior arma contra o diabo é uma vida verdadeiramente piedosa. A igreja local que pratica a verdade, que «vive o que crê», irá destruir o inimigo. Este é o primeiro elemento essencial para se conseguir a vitória nesta batalha.      

Warren W. Wiersbe

Sermões e Estudos

José Carvalho 24MAR24
Prosperidade

Tema abordado por José Carvalho em 24 de março de 2024

Carlos Oliveira 22MAR24
Mea culpa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de março de 2024

Carlos Oliveira 17MAR24
Não só para adultos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de março de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 27 de março de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário