Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XLVIII – Atos 28:1-16 (3)

Acts dispensationally considered

 

A MORDIDA DA VÍBORA E A GRAÇA DE DEUS

 

     É altamente significativo que uma víbora tenha surgido do fogo para atacar Paulo, assim como a nação de Israel estar prestes a ser posta de lado nos propósitos de Deus.

     O facto de os governantes de Israel, e especialmente os Fariseus, naquele tempo, serem considerados víboras aos olhos de Deus, é evidente no registo inspirado. Três vezes no Evangelho segundo Mateus, vemo-los serem chamados de víboras.

     Em primeiro lugar, João Batista, detetando a sua hipocrisia ao virem ao seu batismo, repreende-os com as palavras:

     “E, VENDO ELE MUITOS DOS FARISEUS E DOS SADUCEUS QUE VINHAM AO SEU BATISMO, DIZIA-LHES: RAÇA DE VÍBORAS, QUEM VOS ENSINOU A FUGIR DA IRA FUTURA?

     “PRODUZI, POIS, FRUTOS DIGNOS DE ARREPENDIMENTO” (Mt 3:7, 8).

     Em segundo lugar, o nosso próprio Senhor, depois de eles terem blasfemado d’Ele, mostrou porque eles não poderiam dar bom fruto, dizendo-lhes:

     “RAÇA DE VÍBORAS, COMO PODEIS VÓS DIZER BOAS COISAS, SENDO MAUS? POIS DO QUE HÁ EM ABUNDÂNCIA NO CORAÇÃO, DISSO FALA A BOCA” (Mat. 12:34).

     Em terceiro lugar, depois de pronunciar ai após ai sobre eles, Ele diz-lhes:

     “ASSIM, VÓS MESMOS TESTIFICAIS QUE SOIS FILHOS DOS QUE MATARAM OS PROFETAS.

     “ENCHEI VÓS, POIS, A MEDIDA DE VOSSOS PAIS.

     “SERPENTES, RAÇA DE VÍBORAS! COMO ESCAPAREIS DA CONDENAÇÃO DO INFERNO?” (Mat. 23:31-33).

     Mesmo após a ressurreição e ascensão de nosso Senhor, os principais de Israel continuaram a sua implacável oposição contra Ele. Eles ameaçaram os Seus apóstolos, flagelaram-nos e lançaram-nos na prisão. E quando Estevão ousou dizer: “Vós sempre resistis contra o Espírito Santo”, eles arrastaram-no para fora, apedrejaram-no até à morte e empreenderam “uma grande perseguição” contra os santos em Jerusalém (Atos 7:51,58,59; 8:1).

     No entanto, tudo isto não indica que a sua amarga campanha contra o Messias estava a ter sucesso. Pelo contrário, eles perderam round após round do combate e nunca chegaram a estabelecer um plano consistente de ataque. Enquanto os apóstolos seguiam um curso que era retilíneo como uma flecha, os principais tentaram primeiro isto e depois aquilo, apenas para serem derrotados e envergonhados repetidas vezes.

     Pedro responde aos membros do Sinédrio com tal poder espiritual que os seus acusadores foram transformados em réus e antes de ele e João deixarem a sala do Supremo Tribunal de Israel, eles informam-nos que pretendiam continuar a pregar a Cristo (Atos 4:5-21). Quando os apóstolos são presos novamente (em maior número desta vez) um anjo liberta-os, e quando o Sinédrio faz uma convocação e ordena que sejam trazidos da prisão para julgamento, descobrem que eles estão a pregar no templo, permanecendo um mistério o modo como eles terão escapado da prisão. E novamente os apóstolos declaram que continuarão a pregar a Cristo (Atos 5:17-32). Então Gamaliel aconselha os governantes a deixá-los (5:38), mas isso ainda se mostra menos eficaz, pois agora lemos que "... todos os dias no templo e nas casas, eles não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo” (5:42).

     E quanto ao apedrejamento de Estevão e à perseguição que se seguiu, Deus contragolpeou com o maior golpe de todos: a conversão de Saulo,[1] que lhes roubou o seu líder mais destacado e agressivo. Nesta derrota dolorosa, encontramos os principais metidos de novo nas suas tocas - e por um tempo considerável. As igrejas descansam “em toda a Judeia, e Galileia e Samaria” e multiplicam-se constantemente (At 9:31).

     Os apóstolos e presbíteros de Jerusalém realizam o seu próprio conselho em liberdade, desafiando o Sinédrio, com uma grande multidão de longe e de perto (Atos 15). E passado pouco tempo há “muitas dezenas de milhar[2] de Judeus” em Jerusalém “que creem” (Atos 21:20) e os principais nada podem fazer a este respeito. Como Simão, o judeu apóstata de Samaria, eles estão “em fel de amargura”.

     Entretanto, Paulo fora enviado “aos Gentios de longe”, para oferecer-lhes salvação e bênção à parte de Israel, pela graça de Deus e com base na morte de Cristo. Através do seu ministério, milhares de Gentios passaram a regozijar-se no Deus de Israel e no Messias que Israel havia rejeitado.

     Isto era demais para os principais suportar e, quando Paulo visitou Jerusalém novamente, eles saltaram do fogo, por assim dizer, para atacá-lo e destruí-lo.

     “Tira da terra a um tal homem!”, gritaram eles, “porque não convém que viva.” E na sua ira eles clamaram, “arrojando de si os vestidos, e lançando pó para o ar” (Atos 22:22,23).

     Era por causa da sua inimizade que Paulo estava agora acorrentado, que havia sofrido este terrível naufrágio e em breve seria chamado a comparecer perante Nero. Mas neste breve incidente simbólico, o Espírito Santo mostra quão fútil é a raiva dos principais, e quão inevitável é a sua morte, pois o apóstolo simplesmente sacudiu a bicha para o fogo, continuando ileso.

     O nosso Senhor havia alertado estes principais que, se eles blasfemassem contra o Espírito Santo, eles nunca poderiam encontrar perdão, nem naquele século, nem no século futuro (Veja Mat. 12:31,32). Eles agora haviam persistentemente blasfemado contra o Espírito Santo quando Cristo foi apregoado pelos apóstolos “pelo Espírito Santo enviado do Céu”. Assim, eles seriam entregues ao fogo do juízo de Deus, enquanto Paulo continuava a dispensar à Igreja e ao mundo ainda maiores riquezas de graça.

 

[1] Embora ele fosse jovem demais e sincero demais para ser incluído na categoria das víboras a que os principais pertenciam.

[2] Esta é a tradução correta.

 

 

 Atos dispensacionalmente Considerados

Cornelius R. Stam

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário