Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XLII – Atos 23:1-11 (2)

Acts dispensationally considered

 

O SENHOR ENCORAJA PAULO

     As experiências difíceis pelas quais o apóstolo tinha passado nas últimas semanas e especialmente nos últimos dois dias agitados, podem muito bem tê-lo deixado exausto e abatido. Qual seria o resultado final daquela revolta contra ele? Lísias libertá-lo-ia ou haveria mais problemas com a questão? Se Lísias o absolvesse, o que faria ele nessa situação, como poderia escapar de Jerusalém vivo? E quanto ao seu plano de levar o Evangelho a Roma? Isso ficaria agora impedido? A perspetiva era sombria.

     Foi naquela noite, quando pensamentos como estes perturbaram o cansado apóstolo que lemos: “Apresentando-Se-lhe o Senhor”. Que bonito! Não parece que algum dos seus companheiros estivesse com ele nem, evidentemente, a igreja em Jerusalém ou os seus líderes fizeram algo para o ajudar. Ele estava só. Mas “Apresentando-Se-lhe o Senhor, disse:”

     "Paulo, tem ânimo! Porque, como de Mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma." (Ver. 11).

     Muitas dificuldades poderiam ainda surgir adiante e o caminho poderia ser longo, mas ele chegaria a Roma com o Evangelho. Ah, é assim que Deus prepara os Seus servos para estes passarem por provações! Quão sereno o cenário se tornou subitamente! Uma tempestade assoladora precisamente atrás dele; uma conspiração desconhecida para o matar logo adiante, mas ele pode descansar no cuidado d’Aquele “que faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua vontade”.

     Contudo, não leiamos nesta passagem mais do que ela diz, nem a interpretemos como uma aprovação de tudo o que Paulo havia feito em Jerusalém. Quaisquer que tenham sido os seus fracassos, ele testificou nobremente de Cristo, e agora recebe a garantia divina de que lhe será dada a oportunidade de fazer o mesmo em Roma.

     Esta não é a única crise em que Paulo recebeu encorajamento sobrenatural. Ele foi assim sustentado nos dias perigosos em Corinto (18:9,10) e seria novamente na terrível tempestade a caminho de Roma (27:22-24) e na sua primeira aparição perante César (2 Timóteo 4:16,17).

 

 Atos dispensacionalmente Considerados

Cornelius R. Stam

 

Sermões e Estudos

José Carvalho
Influenciados

Sermão proferido por José Carvalho em 14 de julho de 2019

David Gomes
Escapando de Emaús

Sermão proferido por David Gomes em 07 de julho de 2019

Carlos Oliveira
Maldição hereditária

Sermão proferido por Carlos Oliveira em 30 de junho de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:18 em 10 de julho de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário