Mensagem à Igreja em Sardo - Apocalipse 3:1-6

1 E ao anjo da igreja que está em Sardo escreve: Isto diz O que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.

2  Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.

3  Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

4  Mas também tens em Sardo algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos, e Comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.

5  O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos.

6  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. 

     As sete estrelas são anjos (Apo. 1:20). Cristo é o orador, e Ele possui estes sete anjos para executarem o Seu propósito (Sal. 104:4). Estes são os anjos para as sete igrejas.1  

     O Senhor diz que Ele conhece as suas obras mas que estão espiritualmente mortos na sua responsabilidade religiosa. Isto também pode ser dito acerca da igreja professa, hoje. Muitos, muitos chamados Cristãos não são realmente Cristãos. Eles vão à igreja, são baptizados, mas nunca foram salvos por Cristo. Nunca aceitaram o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador; nunca realmente creram n’ELE. É possível uma pessoa crer sobre Ele e nunca crer n’Ele. Os que hoje estão verdadeiramente salvos ESTÃO VIVOS EM CRISTO (Gál. 2:20), de modo que o versículo 1 não pode referir-se ao Corpo de Cristo.   

     O mandamento para ser vigilante é uma repetição das palavras do Senhor em Lucas 21:34-36 e Marcos 13:34-37. O Senhor quer que os crentes da tribulação busquem a Sua vinda e estejam prontos quando Ele voltar. Os crentes devem fortalecer os que permanecem, os que não foram martirizados, preparando-os para o tempo em que podem vir a ser mortos (Apo. 6:11).   

     O versículo 3 é muito semelhante a Apo. 2:5. De acordo com Mateus 24:14, o Evangelho do Reino será a mensagem de Deus para todo o mundo no período da Tribulação. A ‘grande comissão’, do reino, de Marcos 16:15-18 terá o seu cumprimento durante este período. Os elementos deste Evangelho encontram-se em cada uma das mensagens às sete igrejas. Eles têm de se lembrar desta mensagem; eles têm de se arrepender; e têm de guardar a verdade quando ela for pregada nesse período (Apo. 2:25).   

     Os versículos 4 e 5 facultam esperança aos que seguem as instruções do Senhor. Haverá alguns crentes em Sardo que serão obedientes a Cristo. ‘Não contaminaram seus vestidos’ fala da sua separação do sistema mundial Satânico com a sua falsa religião. Isto será realmente um teste à fé, pois Satanás provavelmente estará na terra (Apo. 12:9), juntamente com os seus anjos. Porém, o Senhor recompensá-los-á ricamente, pois andarão com Ele de branco.

     A palavra ‘branco’ é usada no Apocalipse 19 vezes. Em 10 delas está associada a vestuário. Vestuário ou traje branco aponta para o futuro, para Apocalipse 19:7-9, para as bodas do Cordeiro. A mulher (Israel salva, o Remanescente – Rom. 11:26) estará ataviada com linho fino, puro e resplandecente (BRANCO).  O Senhor tinha este evento em mente quando apresentou a parábola de uma festa de casamento em Mateus 22:1-14. O fundamento deste evento futuro encontra-se nos profetas do Velho Testamento (Jeremias 3:14; Oseias 2:16-19; Joel 2:16) Paulo, o Apóstolo do Corpo de Cristo, nunca se refere a vestes brancas em relação à Igreja. Como é que alguém pode pensar na Igreja, que é o “um novo homem” (Efé. 2:15), como sendo uma noiva?  Nós já fomos unidos a Ele pelo baptismo do Espírito Santo no tempo da salvação. Nós temos uma posição em Cristo que é muito mais gloriosa do que uma cerimónia Judaica nupcial.  

     Os vencedores não terão os seus nomes riscados do livro da vida. Este livro é mencionado em Daniel 12:1. Todos os salvos, de todas as dispensações, estão no livro da vida. Os que não estão no livro da vida seguirão o Anticristo e adorá-lo-ão (Apo. 13:8; 17:8). Este livro da vida será aberto no juízo do grande trono branco, provando que NÃO SERÃO julgados nesse tempo (Apo. 20:12). Os que são salvos neste Século da Graça também têm os seus nomes escritos no livro da vida (Filipenses 4:3). 

     A última metade do versículo 5 está contida em Lucas 12:8 – “... todo aquele que Me CONFESSAR diante dos homens também o Filho do homem o CONFESSARÁ diante dos anjos de Deus”. O Pai é mencionado em Mateus 10:32.  

     Sim, a linguagem das mensagens às sete igrejas é estranha ao Evangelho da graça de Deus. A mensagem da graça de Deus estava ESCONDIDA NELE até Ele a ter revelado ao Apóstolo Paulo (Gálatas 1:11,12; Efésios 3:9). Mas o que foi escrito às sete igrejas contém a mesma verdade que foi pregada a Israel no Velho Testamento e nos registos dos Evangelhos a respeito do ministério do nosso Senhor a Israel.

- Robert. C. Brock


1
Os sete espíritos de Deus são uma alusão à plenitude do Espírito Santo no Senhor Jesus. A Ele o Espírito não Lhe foi dado por medida (João 3:34). Sobre Ele estavam efectivamente os sete espíritos de Deus (Isa. 11:2). A associação do Espírito Santo ao Senhor Jesus (na glória) na Sua alocução à igreja, confirma que, nesta altura, o Arrebatamento do Corpo de Cristo já ocorreu. [Nota do tradutor]

Sermões e Estudos

David Gomes 26SET21
Como lidar com portas fechadas

Tema abordado por David Gomes em 26 de setembro de 2021

Carlos Oliveira 24SET21
As religiões são todas boas?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de setembro de 2021

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 22 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário