10-07-08 - Razão da Bíblia ser temida
Guerrilheiros e governantes de países comunistas encaram a Bíblia como um livro muito perigoso, subversivo. Por isso ela ainda é proibida na Coreia do Norte, Arábia Saudita e no Irão, entre outras nações. Em países livres como a Alemanha, berço da reforma protestante, ela tem vindo a ser "adaptada". No Brasil, ela corre o risco de ter trechos censurados pelo movimento homossexual.
Mas por que será que a Bíblia incomoda tanto em pleno século XXI? Numa rápida entrevista, o Irmão André, fundador da organização Portas Abertas, responde:
Irmão André: A Bíblia torna-nos novas pessoas e todo o sistema religioso ou político no poder teme o momento em que Deus entra na vida de alguém. Porque a partir daí essa pessoa passa a servir a Deus e não mais os homens.
Em Actos, o apóstolo Pedro disse que devemos obedecer a Deus e não aos homens. De repente as pessoas que estão no poder perdem o controlo sobre quem lê a Bíblia.
Apenas por meio desse “perigoso” livro nos transformamos em pessoas com opinião própria e com convicções inabaláveis, mas estamos sempre fundamentados no amor, na compaixão e sob o comando directo de Deus.
E os cristãos que não vivem em sistemas totalitários? Há alguma forma da Bíblia ser perigosa mesmo quando vivemos em sociedades livres?
Irmão André: Sim. Há ataques contra nós, os cristãos, em relação à leitura da Bíblia. O método é distinto, mas o efeito é o mesmo. Geralmente estamos muito ocupados para ler a Bíblia toda.
Vivemos de acordo com algumas passagens ou versículos quando nos devemos tornar pessoas que vivem segundo o Livro. Devemos ler o Livro todo, pelo menos uma vez por ano. Se achar isso demais, é muito preguiçoso.
Como pode esperar que Deus o abençoe, o use, o proteja, se é preguiçoso demais para ler o Seu livro, pelo qual milhares de pessoas perderam a vida?
Os profetas foram mortos por causa dele. Os apóstolos foram mortos por causa dele. Ao longo da história da Igreja, mártires foram mortos por causa da Bíblia. Hoje, pessoas são mortas por causa dela. E nós guardarmo-la apenas na estante ou na cómoda da sala, aberta no Salmo 23?
“Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3.16).