• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 23FEV24
Escapatória

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de fevereiro de 2024

José Carvalho 18FEV24
Máscara

Tema abordado por José Carvalho em 18 de fevereiro de 2024

Carlos Oliveira 16FEV24
Após a morte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de fevereiro de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Eclesiastes 1-12

Estudo realizado por David Gomes em 21 de fevereiro de 2024

ver mais
 
 

06-02-2024 - Tradutores entram em selva controlada por guerrilha para levar Bíblia a povo isolado

 Foto do site da unfoldingWord

 

     Tradutores da Bíblia estão arriscando suas vidas para levar a Palavra de Deus na língua do povo Zamora*, que vive nas profundezas das selvas na América Latina. Hoje, 875.000 pessoas na região não têm as Escrituras em seu idioma.

     Basil* e sua equipa, da missão unfoldingWord, fazem longas viagens por rios para conduzir um projeto de tradução às tribos isoladas. Os tradutores estão a capacitar os próprios indígenas a traduzir histórias bíblicas ao seu povo.

     Para isso, a equipa reúne os tradutores em formação num local secreto e seguro, e ministra o treinamento, durante uma semana.

 

Viagens perigosas

     Os missionários e os indígenas cristãos precisaram viajar por rios em áreas controladas por guerrilhas e cartéis de drogas. Eles tomam todo o cuidado para não chamar a atenção dos criminosos ou do governo no país fechado, que não teve o nome divulgado por razões de segurança.

     A viagem, que pode durar dias, já inicia com a dificuldade de contratar um barco e um piloto para atravessar a selva. Em uma das viagens, um dos tradutores precisou remar três dias em uma canoa para chegar ao local do treinamento. 

     Superando os obstáculos, a equipa missionária já levou 13 exemplares de Histórias Bíblicas a 13 aldeias da região de Zamora.

     Na selva, os rios são as estradas. Poucas estradas penetram na floresta e os cartéis de drogas e as guerrilhas antigovernamentais colocam os viajantes em perigo.

     A equipa levou os 13 exemplares de Histórias Bíblicas Abertas a 13 aldeias da região de Zamora. As provisões para uma viagem como essa durariam muitos dias.

     Toda a equipa de tradução, independentemente da direção de sua origem, colocou as suas vidas em risco ao passar por áreas controladas pela guerrilha.

     Todo mundo viaja pelo rio e todo mundo tem que negociar com um intermediário, um barco e um piloto.

     Um dos tradutores passou três dias a viajar rio abaixo de canoa. Outro encontrou um barco a motor e viajou cinco dias rio acima, evitando remar sete dias. Ambas as viagens exigem despesas significativas até mesmo para encontrar os barcos e pagar para usá-los.

     Enquanto isso, bloqueios isolaram a cidade onde mora Basil.

     O dia da partida de Basil para chegar ao local seguro foi o mesmo dia em que sua cidade foi isolada por trabalhadores em greve. Bloquearam todas as saídas com autocarros, camiões e outras barreiras, exigindo furiosamente mais salários.

     Descrevendo a situação, ele disse: “O governo não permitia que ninguém entrasse ou saísse. Não sabíamos como sairíamos da cidade para chegar a este lugar”.

     Então, ele orou: “Senhor, esta é a Tua viagem, esta é a Tua jornada. Por favor, ajuda-nos a saber como sair daqui”.

     Com forte resistência a qualquer trabalho de tradução da Bíblia por parte do governo, negociar a sua saída não era uma opção.

     Enquanto dirigia em busca de respostas, Basil recebeu uma mensagem de um amigo que dizia: "Apanha a estrada de terra que atravessa o Distrito B. Aí não há bloqueio." O Distrito B era conhecido como uma área de alta criminalidade, mas com determinação ele continuou condux+zindo para fora da cidade e sem ser visto por nenhum guarda.

 

A obra

     “Depois de ter a bênção de trabalhar neste treinamento, conheci irmãos e irmãs indígenas que não têm as Escrituras na sua língua materna e pude entender o seu profundo desejo de levá-las a suas famílias e comunidades”, afirmou Kelly Cox Vivanco, que atua na missão unfoldingWord.

     Kelly Cox Vivanco, disse mais: "Crescendo na América Latina, tenho visto a falta de acesso a alguns recursos que estão disponíveis apenas na língua inglesa e, como falante de espanhol, me sentiria frustrada se não tivessem acesso a esse conhecimento. Depois de ter a bênção de trabalhar neste treinamento com a equipa espanhola, conheci irmãos e irmãs indígenas que não têm as Escrituras na sua língua materna e pude entender o seu profundo desejo de levá-las às suas famílias e comunidades .

      "Eu entendi a frustração, mas mais ainda a determinação deles. Nenhum obstáculo físico é suficientemente grande e quando finalmente se tem acesso ao conhecimento, neste caso, de como traduzir a Bíblia para a linguagem do seu coração. Algo inimaginável durante muitos anos. Agora através tradução da Bíblia, a igreja está a ser fortalecida em áreas de difícil acesso", celebrou ela.

     A equipa de tradutores faz parte do Projeto Latino-Americano Espanhol Whole Bible Whole Nation (Toda a Bíblia Toda a Nação), que foca na capacitação de tradutores locais para traduzir recursos bíblicos e cinquenta histórias bíblicas que vão de Génesis a Apocalipse.

*Nomes alterados por questões de segurança.

 - in Christian Today

 

 

 

 

 

 

 

 

_________________________________________

NOTA de esclarecimento importante:

Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.

 

 

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário