17-09-2023 - Menos de metade dos franceses acredita em Deus, revela pesquisa
Torre Eiffel em Paris, capital da França (Foto: Canva Pro)
Uma nova pesquisa realizada em abril de 2023 sugere que menos de metade da população da França acredita na existência de Deus.
A empresa de pesquisas Ifop-Fiducial perguntou: “Peessoalmente, acredita em Deus?” A maioria dos entrevistados (56%) respondeu “não”.
Se o resultado desta pesquisa publicada na Sexta-feira Santa fosse extensível a toda a população (apenas 1.006 pessoas foram entrevistadas), então a França teria chegado a um ponto de inflexão, já que 56% disseram em 2011 que acreditavam em Deus.
De acordo com esta pesquisa, é a faixa etária de 18 a 24 anos que menos acredita em Deus (36% dos que acreditam em comparação com 64% dos que não acreditam). Na faixa etária seguinte (25-34), o número dos que se consideram crentes sobe para 47%, número superior ao dos 35-49 anos (38%) e dos 50-64 anos (46%). Entre os que têm 65 anos ou mais, o número dos que dizem acreditar em Deus é de 50%.
As diferenças entre mulheres e homens nesta pesquisa eram indistinguíveis.
Aqueles que dizem acreditar em Deus são mais frequentes entre os da “classe média baixa” (48%) , em comparação com os domicílios mais pobres (40%) e ricos (40%).
Curiosamente, a crença em Deus foi mais forte na área de Paris (59%) do que na França rural (37%). As mais próximas da média nacional foram as cidades médias (43%).
É importante notar que a pesquisa não fez distinção entre Cristãos e adeptos de outras religiões. Também não perguntou se aqueles que se consideram crentes em Deus frequentam os cultos da igreja ou expressam qualquer outro tipo de compromisso espiritual.
- in Evangelical Focus
_________________________________________
NOTA de esclarecimento importante:
Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.