11-SET-07 Número de evangélicos no Brasil aumenta, enquanto católicos lutam para manter fieis
Em todo o país, o número de evangélicos tem subido nos últimos anos. O catolicismo tenta evitar a perda de fiéis. Nas últimas décadas, a Igreja Católica brasileira perdeu 15 milhões de adeptos, segundo uma pesquisa sobre a mobilidade religiosa feita pelo CERIS (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais).
Uma das ações mais fortes para tentar reduzir a queda entre os Católicos foi a visita do Papa Bento 16 ao Brasil em Abril passado.
Coordenada pela socióloga Sílvia Regina Fernandes, a pesquisa abrangeu 50 municípios, sendo 23 capitais, e foi realizada entre Agosto e Novembro de 2004. "Em cada dez ex-católicos, sete tornaram-se evangélicos", afirma Síliva.
Em contrapartida, entre os anos de 2000 e 2003 o número de evangélicos brasileiros passou de 15% para 18% da população, segundo o estudo "Retrato das religiões no Brasil" feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), coordenado pelo economista Marcelo Neri.
Isso significa que, em três anos, quase seis milhões de brasileiros aderiram ao protestantismo, que continua a crescer graças ao trabalho de uma nova geração de crentes.