Uma Conversão Autêntica - José Jacinto Carvalho

José Carvalho


Chamo-me José Carvalho. Tenho 48 anos, nasci no Alentejo (Serpa), mas com 8 anos fui viver para Almada.

Nasci numa família tradicionalmente católica (mas como é costume dizerem: não praticante) e, de facto, a religião não era coisa em que os meus pais se envolvessem.

Quando acabei a escola primária, uma vez que os meus pais não tinham condições para que eu continuasse a estudar, fui trabalhar. Nesta altura eu teria 13 anos.

A minha vida era trabalho/casa, ir ao café de vez em quando, até por volta dos 15 anos, quando resolvi ir estudar à noite, que por um lado foi bom pois permitiu-me evoluir mais em relação às minhas habilitações literárias.

Consegui chegar ao 7º ano. Porém começou também aí a fase mais difícil da minha vida, devido aos novos “amigos” que arranjei, pois levaram-me para uma vida de vícios, (fumo, álcool e também contacto com a droga).

A minha relação com os meus pais foi-se degradando e hoje reconheço que lhes causei muito sofrimento. Eu sei que o meu pai sofria quando eu chegava a casa, que era quando ele saía para o trabalho. Já podem imaginar que horas seriam. As palavras dele não eram muitas, mas o seu olhar dizia tudo.

E esta foi a minha vida até por volta dos meus 17 quase 18 anos.

Então Deus, na sua misericórdia, colocou no meu caminho uma jovem com 15 anos que era, e é, excepcional, lindíssima, por quem me apaixonei.

Pouco tempo depois começámos a namorar. Ela era crente e assistia na igreja evangélica de Almada, junto ao Forte de Almada, zona que eu conhecia bem porque frequentava o Jardim do Miradouro pelas razões que falei atrás.

Ela assistia aos cultos na igreja às segundas-feiras, quartas-feiras e domingos, juntamente com a mãe e a irmã, que me convidavam sempre para entrar e assistir ao culto, mas eu recusava sempre.

Naquele período do culto eu ia ter com os meus amigos, voltando quando sabia que o culto tinha terminado. Mas um dia resolvi fazer-lhes a vontade e entrei, assistindo ao mesmo.

Ainda me lembro que a mensagem era sobre Efésios, capítulo 2. Não me converti nessa noite mas houve coisas que me tocaram logo. Por exemplo, quando entrei, a forma como os crentes me receberam, impressionou-me, pois parecia que eu já fazia parte da igreja, bem como a mensagem que ouvi.

Não sei quando, mas algum tempo depois aceitei o Senhor Jesus como meu  Salvador, ou seja, “converti-me”.

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo. As minhas amizades mudaram, abandonei os vícios, e iniciei a minha caminhada com e para Deus. Comecei a crescer no conhecimento da Palavra de Deus e a envolver-me no trabalho da igreja. Alguns anos depois fui reconhecido como ancião.

.. e já 30 anos se passaram.

A minha maior alegria continua a ser servir o meu Deus. Nunca me arrependi da decisão que tomei e continuo a reconhecer que devo tudo ao grande amor do meu Deus, que me amou, ama e amará por toda a eternidade.

Já agora, só um desabafo! Há coisas que eu não consigo entender, tais como ver um jovem que nasceu numa família crente, que aprendeu valores e princípios de Deus, que nada têm a ver com os valores deste mundo, desprezar tudo isto e fazer o percurso de vida inverso ao meu. Não dá para entender como se pode ser tão cego - trocar as riquezas de Deus pelas bolotas do mundo.

Que Deus vos abençoe a todos, jovens irmãos, em Cristo Jesus! Estou convosco e ao vosso dispor para o que for útil. 

Agosto de 2007

Vosso, em Cristo,
                                          José Carvalho  

Sermões e Estudos

CMO 10DEZ17
Alerta Pungente Duplo

Sermão proferido por Carlos M. Oliveira em 10 de dezembro de 2017

Simao Santos 01DEZ17a
Origem bíblica do dispensacionalismo

Sermão proferido por Simão Santos em 01 de dezembro de 2017

Teles
Depoimento e Súmula

Testemunho de José Teles em 02 de dezembro de 2017

Perguntas respostas
Perguntas e Respostas

Conferência Bíblica Dispensacionalista realizada 01-03 de dezembro de 2017

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    Quinta do Conde
  • geral@iqc.pt
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • Domingo: 10:00, Ceia do Senhor
    11:00, Pregação e Escola Dominical
    Quarta-feira: 21:00, Oração e Estudo Bíblico