Acupuntura

ACUPUNTURA espírita site capa1escudo acupuntura

ORIGEM

Para facilitar a compreensão da acupuntura, uma breve explicação do taoísmo é necessária, na medida em que a acupuntura se desenvolveu a partir do taoísmo, uma das religiões da China. O taoísmo, como o budismo, o hinduísmo e outras religiões orientais, é panteísta. Isso significa que eles não acreditam em um deus criador pessoal que possa amar alguém e com quem se pode conversar. Tal como acontece com a atividade rádio, uma vibração cósmica ou espírito (chamado chi) emana desta divindade e infiltra-se para manter tudo. "Deus" não está assim no Céu, mas em tudo. O nome de Deus é Tao. Porque o seu "deus" não é uma pessoa, eles não têm salvador, como Cristianismo. Um salvador também não é necessário porque, segundo eles, o homem não peca, o homem é basicamente bom e a auto-redenção é a resposta aos problemas. Outras coisas, entre outras, como as estrelas, os corpos celestes (astrologia) e as estações, influenciam a própria vida. Alegadamente, a acupuntura teve origem há 4 000 - 6 000 anos atrás. O nome é derivado do latim: acus (agulha) e punctura (picada). Esta prática médica oriental espalhou-se para o ocidente como resultado do contrato comercial do século XVI. Especialmente durante as últimas três décadas, essa prática floresceu tremendamente.

 

CAUSA DA DOENÇA NO TAOISMO 

O taoísmo é a base da acupuntura. Acupuntura é taoísmo. De acordo com o taoísmo, o mundo está impregnado de "chi", o espírito universal que impregna e mantém tudo. Esta energia chi também permeia o corpo humano, dividindo-o em dois sistemas no corpo, a saber, 'yin' e 'yang'. Os seguidores da acupuntura acreditam que a energia chi flui em 12 meridianos através do corpo, quase como rios em um mapa mundial. Os meridianos, no entanto, não têm ligação à corrente sanguínea. Estes meridianos estão situados abaixo da superfície da pele, seis no lado esquerdo e seis no lado direito do corpo. Há também uma ligação clara entre os doze meridianos e os doze signos do zodíaco (astrologia). Seis meridianos são yin (passivo, feminino, escuro) e seis são yang (energia, masculino, luz). O princípio yin-yang é a essência deste método de cura. Todo o universo, incluindo o corpo humano, é mantido pelo equilíbrio dessas duas forças. A doença é causada por um distúrbio de desequilíbrio entre o yin e o yang. Se um órgão tem muito pouco yin ou yang, então fica doente. O pecado, que para os cristãos às vezes é um fator de doença, não existe para a religião oriental. O equivalente mais próximo possivelmente ao pecado é a desarmonia, falta ou desequilíbrio entre o yin e o yang.

 

O SINAL YIN - YANG 

O sinal yin-yang também é usado no karatê. A semelhança entre o karatê e a acupuntura recai sobre o facto do budismo (base do karatê) e do taoísmo (base de acupuntura) exercerem uma influência mútua um sobre o outro. Além disso, um livro chinês chamado 'I Ching' (a “”Bíblia deles) determinou a uniformidade no pensamento encontrado no budismo, hinduísmo e taoísmo. É esse livro que trouxe o princípio yin-yang para essas religiões originalmente. É por isso que existe uma forte semelhança entre essas três religiões.

 

CURA DA DOENÇA COM O TAOISMO 

Um desequilíbrio entre o yin e o yang causa doenças, onde pode haver muito yin e muito pouco yang em um órgão. Este equilíbrio pode, contudo, ser restaurado pela acupuntura e, em seguida, a cura ocorre. De acordo com os profissionais de acupuntura existem 365 (alguns dizem entre 800 a 1000) pontos de acupuntura no corpo. Esses pontos de acupuntura podem ser chamados de torneiras onde a energia chi é regulada. As torneiras que determinam a regulação são as agulhas que são inseridas em pontos específicos (dependendo do problema) nos meridianos, para restaurar o equilíbrio. Hoje, as agulhas de aço inoxidável são usadas e são inseridas em diferentes ângulos (90º, 30º, 60º ou 10 a 30º). Anteriormente, as agulhas eram feitas de prata e ouro. As agulhas nem sempre são inseridas na mesma profundidade. Eles ficam na posição por 10 a 30 minutos. Uma variação moderna da acupuntura é a massagem com pressão. Em vez de agulhas, a massagem é feita nos pontos específicos de acupuntura. A massagem faz o trabalho das agulhas, para permitir que a energia chi flua normalmente novamente. Outra variação é a eletroacupuntura, onde uma corrente elétrica é usada em pontos específicos da pele. Algumas pessoas ainda fazem uso da meditação (meditação meridiana) para melhorar o fluxo da energia chi. A acupuntura também é utilizada como técnica anestésica (anestesia de acupuntura) durante as operações.

 

PORQUE É BEM-SUCEDIDA ALGUMAS VEZES? 

Nenhuma explicação científica, médica, ocidental, é encontrada para a acupuntura. A maioria dos médicos é de opinião que a autossugestão, a imaginação ou o hipnotismo desempenham um papel importante com esse tipo de cura. Isto é assim, na medida em que pode desempenhar um papel em qualquer cura. Especialmente quando se toma conhecimento do sucesso da acupuntura em animais, então é preciso admitir que algo mais do que sugestão, imaginação ou hipnose é envolvido. Acupuntura funciona e há muitos casos em que até mesmo médicos usam isso com muito sucesso. A questão é simplesmente, que deus e espírito estão envolvidos? Definitivamente, não é o Deus da Bíblia e o Seu Espírito, mas certamente outros espíritos. Além disso, também não há nenhum fundamento científico para o sucesso (?) da acupuntura.

 

BREVE COMENTÁRIOS RESUMIDOS

1: A base filosófico-religiosa da acupuntura, vem do "I Ching", a "Bíblia" do taoísta. Nela, a filosofia do yin-yang é exposta e através dela, o fundamento da acupuntura como método de cura é estabelecido. Este livro é, em particular, um livro de adivinhação e magia, coisas proibidas por Deus (Deuteronómio 18: 9-12). O "espírito" envolvido na escrita deste livro não era, portanto, o Espírito de Deus, mas espíritos demoníacos, porque propaga coisas proibidas por Deus! O roteiro para este método de cura vem assim do próprio Satanás.

2: Para o cristão, a Bíblia é o critério para todas as formas de cura. A Bíblia diz o que fazer se alguém estiver doente (Tiago 5: 14-16). A Bíblia não endossa o método de cura da filosofia da acupuntura. O conceito do deus envolvido na acupuntura difere. A acupuntura é uma prescrição projetada pelo demónio para a cura, baseada no taoísmo. Quem endossa a acupuntura, aceita com ela um ídolo e rejeita o Deus pessoal da Bíblia, o Criador - mesmo que confesse o contrário com sua boca! Nas palavras de Bob Larson: "É claro que a acupuntura não se baseia nos princípios de Deus. Então, como podemos esperar a aprovação da sua prática pelo Criador?".

3: Os "espíritos" envolvidos na acupuntura são "espíritos malignos". Esses espíritos não são mais do que demónios com uma função aparentemente boa, por exemplo para curar as pessoas e assim enganá-las, (magia branca). Quem se sujeita a essa cura taoísta, dá aos espíritos malignos o direito à sua vida. Dito isto, a Bíblia diz: "Não deis lugar ao diabo". Efésios 4:27

4: O taoísmo e a acupuntura estão profundamente enraizados na astrologia e no dogma do micro cosmos e do macro cosmos. De acordo com isso, o homem não é feito à imagem de Deus, mas é uma projeção da Criação. Na prática, isso significa que a disposição das estrelas tem algo a dizer sobre o homem. Por outro lado, também significa que a condição de todo o corpo pode ser percebida em uma certa parte dela. As partes do corpo que são usadas para este tipo de diagnóstico são: a porção em forma de concha na orelha (acupuntura do ouvido), a frequência do pulso (diagnóstico de pulso por acupuntura), a palma da mão (leitura da palma), a sola do pé ( diagnóstico de acordo com a planta do pé), unhas (diagnóstico de unhas), íris do olho (iridologia).

5: Muitos especialistas do oculto, como K.Kock e W.J. Ouweneel, dizem que a acupuntura revela-se muito mais bem-sucedida com médicos e pacientes que têm capacidades de mediunidade espiritual, do que com os outros. Alguns dos curandeiros com tais capacidades, afirmam que podem realmente ver os meridianos da acupuntura. Outros daqueles com esses "dons" sobrenaturais e psíquicos, usam a técnica de diagnóstico de pulso. De acordo com isso, ao tocar dois pulsos, podem ser feitas até 336 observações diferentes. Esta é, portanto, a clarividência que envolve o sentido do toque. A clarividência é uma forma de adivinhação e um sinal de escravidão demoníaca. Embora apenas alguns dos que praticam a acupuntura tenham essas habilidades, isso não torna a acupuntura menos perigosa para a alma, como um método de cura.

6: Embora a maioria dos praticantes de acupuntura se distanciem do fundo filosófico e religioso original, a técnica de acupuntura é, no entanto, uma técnica taoísta, a saber, a restauração do equilíbrio entre o yin e o yang. Acupuntura é taoísmo. Se o taoísmo é a base da acupuntura, como é que Deus pode dar a aprovação a esse outro deus (um ídolo com o nome de Tao) e outros espíritos sejam consultados?

7: Não há absolutamente nenhuma prova científica para a existência de meridianos ou pontos de acupuntura. Mas e quanto à correlação entre os meridianos e os veios nervosos ou canais nervosos (71% de correlação) a que alguns cientistas se referem? Os chineses descobriram a existência dos canais nervosos após a investigação científica e depois os chamam de meridianos? Não, a ciência não estava tão desenvolvida. Assim como a confirmação vem dos clarividentes hoje que podem ver meridianos (mesmo que não existam provas científicas) para que possamos aceitar que os arquitetos da acupuntura provavelmente tiveram capacidades clarividentes para ver os canais nervosos. É amplamente conhecido que os clarividentes também podem "ver" o clima e coisas positivas e não apenas trabalhar com a mentira e o engano. No entanto, querer tolerar a acupuntura porque os meridianos e os canais nervosos apresentam uma correlação de 71%, significaria que estamos a tolerar a clarividência com a clarividência (mesmo que a Bíblia o proíba). Isso ocorre porque algumas das previsões são realizadas ou contêm alguns elementos da verdade! Isso o cristão não pode fazer! (1 Cron. 10:13,14)

8: Um tempo que se caracteriza por um enorme interesse pelo misticismo oculto e oriental, também é caracterizado por uma disputa desesperada dos exercitadores dessas práticas de cura oculta para declará-los como científicos. Desta forma, a prática de usar um pêndulo com diagnóstico é feita e medicamentos homeopáticos dispensados, são referidos como "Radionics". Isso também é verdade para a conhecida "caixa preta" ou "máquina-De la Ware " com a qual os diagnósticos são feitos, bem como a fotografia Kirlam com a qual a aura, os meridianos e os pontos de acupuntura são fotografados. A "força vital" panteísta da homeopatia e a energia Chi da acupuntura e do karatê são apresentadas como científicas e inocentes e como algo parecido com micro-ondas. A adivinhação da água, a força Chrystal e da pirâmide são as coisas que aparentemente ainda serão explicadas cientificamente daqui a algum tempo no futuro. Mas isso ainda não é compreendido. Estas são supostamente leis da natureza, que ainda não são compreendidas.

9: "Mas o praticante de acupuntura é cristão", defendem alguns. O fato de ser cristão é imaterial. Ele trabalha para o diabo. Cristãos e médicos também podem ser enganados. É por isso que temos o mandamento na Bíblia para testar os espíritos. (1 João 4:1)

10: Pessoas que foram testadas pela acupuntura, muitas vezes apresentam problemas psíquicos e espirituais típicos. Muitos testemunhos de tais pessoas são disponibilizados por aqueles que oram pela libertação da escravidão ocultista. Neurose, depressão, outros problemas psíquicos e também alguns problemas espirituais (como apatia espiritual em relação ao estudo bíblico, oração e falta de testemunho (são experimentados). Irritabilidade, mau humor e problemas com pensamentos impuros são alguns dos muitos problemas que as pessoas experimentam após o tratamento de acupuntura.

11: A acupuntura é um método taoísta de cura. Não é aceitável para os cristãos nascidos de novo. As pessoas precisam de ser sinceramente avisadas contra isso. Quem se envolver na acupuntura, torna-se culpado de idolatria (Êx. 20: 3). Aqueles que não veem nada nela, estão ou cegos por satanás (2 Cor. 4: 4) e amarrados por ele ou ficam reféns do ganho monetário (por exemplo, se ganham um salário).

12: No Salmo 115:8, lemos sobre o ídolo que as pessoas construíram para si. "Os que os fazem (ídolos) são semelhantes a eles, assim é todo aquele que confia neles". Quando se vê a ira dos cristãos quando eles são avisados contra esses ídolos, incluindo o karatê, a acupuntura, a homeopatia, o yoga, a água, etc., então, pode-se entender o que o Senhor disse no Salmo 115, ou seja, que eles se tornarão como os seus deuses . Eles têm ouvidos e olhos, mas não podem ouvir ou ver. Satanás cegou-os.

 

NOTA: 

A natureza diabólica da acupuntura está bem expressa nas duas imagens acima - na promoção que o espiritismo faz dela e no seu símbolo diabólico.


Saiba mais:

 09-10-10 - Yoga: não é Cristianismo
12-01-17 - Ex-bruxa diz que existe ligação entre ioga e ocultismo
O que tem a dizer sobre reconexão, cura reconectiva, energias curativas, e afins?
Onde está Deus?
 21-01-16 - Reiki chegou ás escolas de Guimarães

Sermões e Estudos

PeterCerqueira19NOV17a
Aliancismo I   -   Aliancismo II

Sermão proferido por Peter Cerqueira em 18 de novembro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:16,17, realizado em 15 de novembro de 2017

PeterCerqueira19NOV17a
Calvinismo

Sermão proferido por Peter Cerqueira em 19 de novembro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:16, realizado em 08 de novembro de 2017

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    Quinta do Conde
  • geral@iqc.pt
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • Domingo: 10:00, Ceia do Senhor
    11:00, Pregação e Escola Dominical
    Quarta-feira: 21:00, Oração e Estudo Bíblico