Toda a gente está amaldiçoada!

ricky kurth1
 
     A Lei amaldiçoa “todo aquele que não permanecer em todas as coisas … da lei” (Gál. 3:10). As palavras "permanecer" e "todas" aqui dizem-nos que a lei exige 100% de fidelidade durante 100% do tempo! Embora isso possa não parecer razoável, quantos dos nossos leitores casados ficariam satisfeitos com 99% de fidelidade do seu cônjuge? Mesmo se pudesse chegar até aos 70 anos sem pecar, e depois pecasse, a lei amaldiçoá-lo-ia. Isso também pode não parecer razoável, mas se durante 70 anos não matar ninguém, e depois ceder, a lei não permitirá que o caso passe impune simplesmente porque nunca o fez antes, nem Deus o permitirá!

     "E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus" (Gl 3:11). A palavra Grega para "evidente" aqui, é traduzida por "manifesto [ou, certo]" quando Paulo diz, "… nada trouxemos para este mundo, e manifesto [ou, certo] é que nada podemos levar dele" (I Tm. 6:7). Nunca verá um atrelado atrás de um carro funerário! E isso é tão evidente como ninguém poder ser justificado pela lei. Pode parecer bom perante o seu vizinho, mas estamos a falar de como parecemos "diante de Deus" (Gl 3:11). Até Abraão pareceu bom aos seus vizinhos, mas ele não podia gloriar-se diante de Deus (Rm 4:2), pois Deus sabia que ele mentiu a respeito da sua esposa.

     Não, "O justo viverá da fé" (Gl 3:11), isto é, a maneira de se conseguir ser justo é pela fé. "Ora a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá" (Gl 3:12), isto é, viverá eternamente (Lv 18:5 cf Lc 10:25-28). Deus é justo. Se pudesse obedecer-Lhe perfeitamente, Ele dar-lhe-ia a vida eterna. Não é tecnicamente correcto dizer que o único caminho para o céu é pela fé. Apesar de haver duas maneiras de chegar à lua, por foguetão e por salto, uma dessas duas formas é impossível! Da mesma forma, existem duas maneiras de se chegar ao céu - pela fé e pelas obras da Lei (Rm 2:6 - 10) -, mas a última é exactamente tão impossível! (Gálatas 2:16).

     Felizmente, "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-Se maldição por nós" (Gálatas 3:13). "Para que a bênção de Abraão [a salvação] chegasse aos Gentios por ..." Por quem? Por Israel? Pela circuncisão, ou pela Lei? Isto foi verdade para os Gentios no Antigo Testamento. Porém hoje a bênção de Abraão chega a nós "por Jesus Cristo." Porque não crê? "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo” (Atos 16:31). Observe que não diz "crê e sê bom." Apenas diz crê e serás salvo! "Cristo morreu por nossos pecados ... e … ressuscitou ..." (I Coríntios. 15:3,4). Não tente adicionar quaisquer boas obras à obra de Cristo, pois a salvação destina-se "àquele que não pratica, mas crê!" (Rm 4:5)
.
Ricky Kurth

Sermões e Estudos

José Carvalho
A Importância da Visão

Sermão proferido por José Carvalho em 22 de outubro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:14,15, realizado em 18 de outubro de 2017

Nando15OUT17S
A Educação dos Sentidos

Sermão proferido por Fernando Quental em 15 de outubro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:14,15, realizado em 11 de outubro de 2017

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    Quinta do Conde
  • geral@iqc.pt
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • Domingo: 10:00, Ceia do Senhor
    11:00, Pregação e Escola Dominical
    Quarta-feira: 21:00, Oração e Estudo Bíblico