Porque é que algumas pessoas que estão erradas não o admitem?

Billy Graham


Pergunta
: Porque é que algumas pessoas não admitem o erro quando estão erradas? Um tio meu tomou muitas decisões más na sua vida, mas ele recusa-se a assumir a responsabilidade por elas ou pedir desculpa quando magoa alguém. Pelo contrário, ele culpa sempre outra pessoa pelos seus problemas. As pessoas assim alguma vez mudam? - J.K.

Resposta: Infelizmente, a experiência diz-nos que pessoas assim raramente mudam; o seu orgulho envereda pelo seu caminho e elas não conseguem admitir que são elas as únicas responsáveis pelas suas falhas. A Bíblia diz: "Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria" (Provérbios 13:10).

Ler mais: Porque é que algumas pessoas que estão erradas não o admitem?

Será que Deus julga sempre as pessoas que fazem o mal?

Billy Graham

Pergunta: Será que Deus julga sempre as pessoas que são más e deliberadamente fazem o mal? Eu gostaria de pensar que sim, mas ainda há muita gente má neste no mundo, e a maioria parece passar pela vida sem que algo de muito mau lhes aconteça. – Srª J.M.   

Resposta: Deus é santo e justo - e sim, aqueles que deliberadamente viram as costas a Deus e escolhem fazer o mal serão julgados por Ele. A Bíblia diz que quem ignorar Deus "resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação" (Romanos 13:2).
 

Ler mais: Será que Deus julga sempre as pessoas que fazem o mal?

O que está errado comigo?

Billy Graham


Pergunta
: Eu odeio admitir isto, mas a minha a esposa e eu nunca nos demos bem, e quando ela morreu no ano passado eu não estava muito arrependido. Mas agora sinto muito a falta dela. Eu gostava muito de poder compensar aqueles anos perdidos. O que há de errado comigo? - Z.M.

Resposta: Uma das razões porque quis reimprimir a sua carta é porque espero que outros maridos (e esposas) reavaliem os seus casamentos e façam tudo o que puderem para os fortalecer - antes que seja tarde demais. Mesmo que sua carta toque apenas uma pessoa, terá valido a pena.

Ler mais: O que está errado comigo?

Erramos?

Billy Graham


Pergunta
: A minha prima é muito religiosa e passa a vida a dizer-nos que precisamos de mudar, mas para ser sincera, a maioria da nossa família evita-a, porque não gostamos da sua atitude de auto-justiça, de se julgar "mais santa do que todos". Ela está sempre a palestrar-nos dizendo-nos porque não fazemos as coisas exatamente do modo que ela pensa que devemos, e nós cansámo-nos disso. Erramos? - Sr.ª J.D.W.

Resposta: Pelo que diz, parece que a sua prima tem um problema que ela nem sequer percebe que tem, a saber, orgulho. Não pude deixar de pensar nas palavras do Senhor Jesus Cristo no Sermão do Monte: "E porque reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?" (Mateus 7:3).

Ler mais: Erramos?

Como podemos afastar o nosso filho das drogas?

Billy Graham


Pergunta
: Há vários meses, o nosso filho morreu de uma overdose de drogas, e ainda estamos esmagados pela tristeza e culpa. Nós nem percebemos que ele andava metido em drogas até ser tarde demais. Não sei porque escrevo, mas talvez possa pedir aos pais que estejam mais alerta. - Sr.ª K.S.

Resposta: Obrigado pela sua carta; ela pode encorajar os outros a estarem mais atentos para esse perigo. A Bíblia lembra-nos que "… o que dá ouvidos ao conselho é sábio" (Provérbios 12:15).

Ler mais: Como podemos afastar o nosso filho das drogas?

Sermões e Estudos

PeterCerqueira19NOV17a
Aliancismo I   -   Aliancismo II

Sermão proferido por Peter Cerqueira em 18 de novembro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:16,17, realizado em 15 de novembro de 2017

PeterCerqueira19NOV17a
Calvinismo

Sermão proferido por Peter Cerqueira em 19 de novembro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:16, realizado em 08 de novembro de 2017

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    Quinta do Conde
  • geral@iqc.pt
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • Domingo: 10:00, Ceia do Senhor
    11:00, Pregação e Escola Dominical
    Quarta-feira: 21:00, Oração e Estudo Bíblico