O caminho para casa

Carlos M. Oliveira

     “… as vossas iniquidades [ou, pecados] fazem divisão entre vós e o vosso Deus …” (Isaías 59:2).

     Os pecados do homem separam-no de Deus. Sem que o problema dos seus pecados seja resolvido, Deus nunca o poderá receber na Sua presença. As Escrituras dizem-nos que só Jesus Cristo pôde resolver o problema dos pecados da humanidade – absolutamente mais nada, nem mais ninguém, pois está escrito que “… a redenção da sua alma é caríssima, e seus recursos se esgotariam antes” (Salmo 49:8) e “… em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

     A Bíblia diz que para resolver este problema “CRISTO PADECEU uma vez pelos pecados, O JUSTO PELOS INJUSTOS, para levar-nos a Deus” (1 Pedro 3:18).

     De facto, é na cruz que vemos como nos podemos livrar dos nossos pecados a fim de podermos ser recebidos por Deus. Na cruz vemos o Senhor Jesus Cristo, o ”santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores”, voluntarizar-Se para nos substituir. Assim, quando Deus olhou para Jesus como nosso substituto na cruz, viu-nos a nós, com todos os nossos pecados, e por isso descarregou sobre Ele toda a Sua ira, abandonando-O (Mateus 27:46). Agora, ao CRERMOS n’Ele e na Sua obra por nós na cruz, ficamos com via aberta para entrar na presença de Deus, pois acontece o inverso: Deus passa a ver-nos sem pecados, com a santidade de Cristo. Do mesmo modo que Deus, olhando para Cristo na cruz, não O viu a Ele com a Sua santidade, mas a nós com os nossos pecados, porque Ele nos substituiu, quando partirmos deste mundo Deus deixar-nos-á entrar no Céu, porque ao olhar para nós, Ele não nos verá mais nos nossos pecados, mas com a santidade de Cristo.

     Sim, “CRISTO PADECEU uma vez pelos pecados, O JUSTO PELOS INJUSTOS, PARA LEVAR-NOS A DEUS”.

     Porém, note-se bem, para que que tal seja válido, temos de CRER em Jesus Cristo como nosso Salvador (Atos 16:31). 

     Conta-se que um pequenito que vivia na área da chamada grande Lisboa estava perdido e estava a chorar. Um agente da polícia aproximou-se e perguntou-lhe porque chorava. Por favor, senhor guarda, eu estou perdido, mas leve-me à Cruz e saberei o caminho para casa. É claro que ele se referia à Cruz Quebrada, uma freguesia do Concelho de Oeiras.

     Estimado leitor, esta frágil ilustração mostra-nos a realidade bem maior de que é na cruz que sabemos como chegar à nossa “casa … eterna, nos céus”.

     Sim, “CRISTO PADECEU UMA VEZ PELOS PECADOS [NA CRUZ], O JUSTO PELOS INJUSTOS, PARA LEVAR-NOS A DEUS”.

- C.M.O.

Sermões e Estudos

PeterCerqueira19NOV17a
Aliancismo I   -   Aliancismo II

Sermão proferido por Peter Cerqueira em 18 de novembro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:17, realizado em 22 de novembro de 2017

PeterCerqueira19NOV17a
Calvinismo

Sermão proferido por Peter Cerqueira em 19 de novembro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:16,17, realizado em 15 de novembro de 2017

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    Quinta do Conde
  • geral@iqc.pt
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • Domingo: 10:00, Ceia do Senhor
    11:00, Pregação e Escola Dominical
    Quarta-feira: 21:00, Oração e Estudo Bíblico