Billy Graham: respondeu sabiamente a 2 questões importantes sobre a velhice

Billy Graham

 

     Pouco tempo antes de partir para a glória, em plena velhice, Billy Graham respondeu a 2 questões muito relevantes sobre a velhice:

     1. Que conselho daria às pessoas que estão a envelhecer?

     Primeiro, que aceitem isso como parte do plano de Deus para sua vida, e que Lhe agradeçam diariamente o dom de cada dia. Nós olhamos para a velhice como algo a ser receado - e é verdade que não é fácil. Eu não posso dizer honestamente que goste de ficar velho - não ser capaz de fazer a maioria das coisas que costumava fazer, por exemplo, e ser mais dependente dos outros, e enfrentar os desafios físicos que sei que só vão piorar. A velhice também pode ser um momento solitário - com os filhos espalhados, e o cônjuge e amigos já tendo partido deste mundo.

      Mas Deus tem um motivo para nos manter aqui (mesmo que nem sempre o entendamos), e precisamos de recuperar a interpretação que a Bíblia faz da vida e da longevidade como dons de Deus e, portanto, como algo bom. A Bíblia menciona várias vezes pessoas que morreram “em boa velhice” – uma frase interessante (ênfase acrescentada). Por isso, parte do meu conselho é aprender a estar contente, e isso só acontece quando aceitamos cada dia como um dom de Deus e o confiamos nas Suas mãos. As seguintes palavras de Paulo são verdadeiras em todas as etapas da vida, mas especialmente quando envelhecemos: “é grande ganho a piedade com contentamento” (1 Tm 6:6).

     A outra parte do conselho que eu daria é, por assim dizer, o outro lado da moeda. É assim: À medida que envelhecemos, devemo-nos concentrar não só no presente, mas cada vez mais no Céu. Este mundo, com todos os seus sofrimentos, pesares e fardos, não é o nosso lar definitivo. Se conhecemos Cristo, sabemos que temos “uma herança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar, guardada nos céus” (1 Ped. 1:4). Eu sei que não vai demorar muito para eu estar lá, e estou ansioso por esse dia. O Céu dá-nos esperança e torna os nossos presentes fardos mais fáceis de suportar. 

     2. O que diria aos filhos que têm pais idosos?

     Quando somos jovens geralmente não pensamos muito no envelhecimento, nem no envelhecimento dos nossos pais – não, até que algo nos forçe a pensar nisso. Porém tal vai acontecer, se eles viverem o tempo suficiente. Então a primeira coisa que eu diria àqueles cujos pais estão a envelhecer, é que estejam preparados para tal, e aceitem quaisquer responsabilidades que isso lhes traga. Depois que sejam pacientes com eles. Eles podem não ser capazes de fazer tudo o que já fizeram, mas isso não significa que sejam necessariamente impotentes ou incompetentes. E estejam atentos às suas necessidades - incluindo as suas necessidades emocionais e espirituais. Às vezes, eles só precisam de saber que os filhos estão presentes, e que se importam com eles. Sejam também sensíveis. Ocasionalmente tenho visto filhos serem grosseiros e insensíveis quando lidam com os seus pais idosos, isso só causa ressentimentos e mágoas. Por outro lado, pode tornar-se necessário intervir e insistir que eles entreguem as chaves do carro, ou deixem os filhos tratar das suas finanças, ou ser mesmo necessário tratar de os mover para um lugar onde serão mais bem cuidados. Eles podem resistir, e os filhos precisam de se colocar no lugar deles e perceber o distúrbio que essas alterações lhes podem causar. Mas eles precisam de perceber que os filhos fazem isso porque os amam e querem o melhor para eles. E orem também por eles, para que experimentem a paz e o consolo de Deus à medida que envelhecem. Um dia os filhos também estarão nessa situação, e o que fizerem agora será um exemplo para os seus próprios filhos. 

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 29MAR24
O antídoto para o medo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de março de 2024

José Carvalho 24MAR24
Prosperidade

Tema abordado por José Carvalho em 24 de março de 2024

Carlos Oliveira 22MAR24
Mea culpa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de março de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 27 de março de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário