Em busca da excelência

rickwarren.jpg     De 4 em 4 anos, os Jogos Olímpicos oferecem uma dramática exibição da busca por excelência. Atletas talentosos e bem treinados são expoentes máximos na sua categoria. Embora a competição se dê em diferentes eventos, todos compartilham traços comuns. Quais são as características nos homens e nas mulheres que, tal como os atletas olímpicos, sobressaem no que fazem? Na minha experiência descobri que não há fonte melhor do que a Bíblia para identificar os traços dos que chegam ao topo: 

     1. Os que alcançam excelência trabalham com entusiasmo. O poeta Ralph Waldo Emerson disse: “Nada que se tenha tornado grande, jamais foi alcançado sem entusiasmo. Não importa se a tarefa é grande ou pequena, faça apenas o seu melhor”. Os que apresentam as melhores performances, empenham o melhor dos seus esforços e não se importam com o esplendor da plateia. “E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.” (Colossenses 3:23).

     2. Os que alcançam excelência aprimoram as suas capacidades. Jamais deixam de se aperfeiçoar, de crescer, de aprender e de se desenvolver. É preciso mais do que o simples desejo de atingir a excelência: é preciso usar bem as capacidades que temos. “Se o machado está mal afiado e ninguém o afia, é preciso fazer muito mais esforço. Consegue-se melhor resultado quando se age com sabedoria.” (Eclesiastes 10:10). Lembre-se: jamais estará a perder tempo, se o usar bem para afiar o seu “machado”.

     3. Os que alcançam excelência mantêm a sua palavra. São confiáveis. Podemos contar com eles porque cumprem o que prometem. Sobressaem-se aos demais porque as pessoas íntegras são raras na nossa sociedade. Afinal, confiabilidade supera qualquer talento. “Cada qual entre os homens apregoa a sua bondade: mas o homem fiel, quem o achará?” (Provérbios 20:6).

     4. Os que alcançam excelência sustentam uma atitude positiva. Mesmo sob pressão, enfrentando mudanças ou exigências inimagináveis, eles não se deixam abalar pela negativa. Os queixosos jamais se distinguem em coisa alguma a não ser em se lamentar. “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Filipenses 2:14, 15). E lembre-se: “Levantando-se contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar, porque o acordo é um remédio que aquieta grandes pecados.” (Eclesiastes 10:4).

     5. Os que alcançam excelência vão mais além do que se espera deles. Este é o segredo que as pessoas de sucesso descobriram. Nunca seremos distinguidos fazendo apenas o que nos é solicitado, ou seja, o mínimo. Jesus disse: “E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.” (Mateus 5:41).

     O compositor e produtor musical Oscar Hammerstein contou sobre quando olhou o alto da cabeça da Estátua da Liberdade, numa viagem que fez de helicóptero. Oscar ficou impressionado com os detalhes incríveis que Frederic-Auguste Bartholdi, artista francês que criou a famosa estátua, esculpiu naquela área e que, talvez, jamais esperasse que alguém fosse lá ver tão próximo. Ele não tinha a mínima ideia que alguém, algum dia, fosse capaz de voar por cima de sua estátua e estudá-la!

     Quando for tentado a usar atalhos, pensando que ninguém jamais saberá disso, lembre-se: “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hebreus 4:13).

     Em tudo o que fizer, dê o melhor de si mesmo!

Rick Warren

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 29MAR24
O antídoto para o medo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de março de 2024

José Carvalho 24MAR24
Prosperidade

Tema abordado por José Carvalho em 24 de março de 2024

Carlos Oliveira 22MAR24
Mea culpa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de março de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 27 de março de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário