Como podemos dizer à nossa família que não queremos presentes?

Billy Graham


Pergunta
: Os nossos filhos e netos continuam a perguntar-nos o que gostaríamos de receber no Natal, mas, honestamente, não precisamos de nada nesta fase da vida. Nós não queremos que eles pensem que somos ingratos, mas como podemos dizer-lhes que não queremos nenhum presente? - Sr.ª B.F.

Resposta: É verdade que as pessoas por vezes dão presentes apenas por obrigação; fazem isso porque pensam que têm de o fazer. Quando Jacó estava prestes a encontrar o irmão de que estava separado, Esaú, ele avançou com abundantes presentes para ele. Ele pensou: "… Eu o aplacarei com o presente que vai diante de mim …" (Génesis 32:20).

     Mas também damos presentes porque amamos e respeitamos alguém - e esse é certamente o caso com os vossos filhos e netos. Por outras palavras, eles realmente querem dar-vos algo que expresse o seu amor por vós. É por isso que espero que não lhes neguem esse prazer, dizendo-lhes que não querem nenhum presente deles.

     Contudo compreendo o vosso problema, - por isso permita-me que lhe faça algumas sugestões. Primeiro, se os vossos netos são jovens, podem sugerir-lhes que gostariam de receber algo que eles fizeram (talvez nas aulas). Em segundo lugar, em vez de algo que sabem que nunca irão usar, podem sugerir-lhes que eles se juntem para vos oferecer um arranjo de flores ou uma planta (como uma poinsétia, uma planta colorida) para decorar a vossa casa no Natal.

     Mas eu também espero que considere sugerir algo mais: um presente para uma organização ou instituição de caridade que precise do vosso apoio. Não, vocês podem não precisar de nada - mas inúmeras pessoas precisam, e um presente de Natal em vossa homenagem pode ser de grande ajuda para elas. Lembrem-se das palavras do Senhor Jesus Cristo: "Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber" (Atos 20:35).

     Peçam a Deus que faça de vós uma bênção e encorajamento para os vossos filhos e netos neste Natal. Que eles se lembrem sempre do vosso amor por eles - e acima de tudo, do vosso amor por Cristo.

- Billy Graham
 
 
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Fernando Quental
Galinha ou Águia?

Sermão proferido por Fernando Quental em 18 de fevereiro de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:20 realizado em 21 de fevereiro de 2018

David 11FEV18
Foco no Futuro

Sermão proferido por David Gomes em 11 de fevereiro de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:19,20 realizado em 14 de fevereiro de 2018

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    Quinta do Conde
  • geral@iqc.pt
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • Domingo: 10:00, Ceia do Senhor
    11:00, Pregação e Escola Dominical
    Quarta-feira: 21:00, Oração e Estudo Bíblico