Como podemos dizer à nossa família que não queremos presentes?

Billy Graham


Pergunta
: Os nossos filhos e netos continuam a perguntar-nos o que gostaríamos de receber no Natal, mas, honestamente, não precisamos de nada nesta fase da vida. Nós não queremos que eles pensem que somos ingratos, mas como podemos dizer-lhes que não queremos nenhum presente? - Sr.ª B.F.

Resposta: É verdade que as pessoas por vezes dão presentes apenas por obrigação; fazem isso porque pensam que têm de o fazer. Quando Jacó estava prestes a encontrar o irmão de que estava separado, Esaú, ele avançou com abundantes presentes para ele. Ele pensou: "… Eu o aplacarei com o presente que vai diante de mim …" (Génesis 32:20).

     Mas também damos presentes porque amamos e respeitamos alguém - e esse é certamente o caso com os vossos filhos e netos. Por outras palavras, eles realmente querem dar-vos algo que expresse o seu amor por vós. É por isso que espero que não lhes neguem esse prazer, dizendo-lhes que não querem nenhum presente deles.

     Contudo compreendo o vosso problema, - por isso permita-me que lhe faça algumas sugestões. Primeiro, se os vossos netos são jovens, podem sugerir-lhes que gostariam de receber algo que eles fizeram (talvez nas aulas). Em segundo lugar, em vez de algo que sabem que nunca irão usar, podem sugerir-lhes que eles se juntem para vos oferecer um arranjo de flores ou uma planta (como uma poinsétia, uma planta colorida) para decorar a vossa casa no Natal.

     Mas eu também espero que considere sugerir algo mais: um presente para uma organização ou instituição de caridade que precise do vosso apoio. Não, vocês podem não precisar de nada - mas inúmeras pessoas precisam, e um presente de Natal em vossa homenagem pode ser de grande ajuda para elas. Lembrem-se das palavras do Senhor Jesus Cristo: "Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber" (Atos 20:35).

     Peçam a Deus que faça de vós uma bênção e encorajamento para os vossos filhos e netos neste Natal. Que eles se lembrem sempre do vosso amor por eles - e acima de tudo, do vosso amor por Cristo.

- Billy Graham
 
 
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

CMO 10DEZ17
Alerta Pungente Duplo

Sermão proferido por Carlos M. Oliveira em 10 de dezembro de 2017

Simao Santos 01DEZ17a
Origem bíblica do dispensacionalismo

Sermão proferido por Simão Santos em 01 de dezembro de 2017

Teles
Depoimento e Súmula

Testemunho de José Teles em 02 de dezembro de 2017

Perguntas respostas
Perguntas e Respostas

Conferência Bíblica Dispensacionalista realizada 01-03 de dezembro de 2017

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    Quinta do Conde
  • geral@iqc.pt
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • Domingo: 10:00, Ceia do Senhor
    11:00, Pregação e Escola Dominical
    Quarta-feira: 21:00, Oração e Estudo Bíblico