Devo convidar a minha tia negativa para o Dia de Ação de Graças?

Billy Graham


Pergunta
: Todos os anos, debatemos se queremos convidar ou não a minha tia para o Dia de Ação de Graças. Ela é uma pessoa muito negativa que passa todo o tempo a reclamar e a criticar a todos, tornando-se muito desagradável. Ela perceberia a mensagem se não a convidássemos este ano? - Sr.ª A.F.

Resposta: Pelo que diz, eu sinceramente duvido que ela "perceba a mensagem" se não a convidar para o Dia de Ação de Graças. Em vez disso, ela provavelmente terá outra desculpa para se queixar e criticar ainda mais. A Bíblia diz sem rodeios: "… o que aborrece a repreensão é estúpido" (Provérbios 12:1 TB).

     É difícil, eu sei, acolher alguém assim. Mas em vez de a ver como um problema, permita-me que a encoraje a ver a sua presença consigo como uma oportunidade - uma oportunidade para a ajudar a superar as suas perspetivas negativas. Isso parece irreal? Sim, provavelmente, e isso pode não acontecer tudo à primeira - mas com a ajuda de Deus, o tempo dela consigo pode ser um ponto de viragem. Ore por ela - começando hoje - e ore também para que Deus lhe dê paciência, sabedoria e palavras simpáticas. A Bíblia diz: "Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo." (Provérbios 16:24).

     O que pode fazer? Primeiro, se possível, dê-lhe algo para fazer, que a mantenha ocupada. Isso não só a manterá ocupada, como permitirá que ela saiba que a valoriza. Algumas pessoas criticam ou queixam-se porque se sentem excluídas e só estão a procurar atenção. Procure formas de canalizar isso numa direção saudável.

     Depois, saia da sua área de conforto para fazer deste momento um tempo de verdadeira Ação de Graças. Se alguém diz algo negativo, responda com algo positivo. Pode até dar uma volta à mesa e deixar que todos expressem a razão de estar agradecidos este ano. Lembre-se: a gratidão vence sempre a ingratidão.

- Billy Graham
 
 
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

PeterCerqueira19NOV17a
Aliancismo I   -   Aliancismo II

Sermão proferido por Peter Cerqueira em 18 de novembro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:16,17, realizado em 15 de novembro de 2017

PeterCerqueira19NOV17a
Calvinismo

Sermão proferido por Peter Cerqueira em 19 de novembro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:16, realizado em 08 de novembro de 2017

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    Quinta do Conde
  • geral@iqc.pt
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • Domingo: 10:00, Ceia do Senhor
    11:00, Pregação e Escola Dominical
    Quarta-feira: 21:00, Oração e Estudo Bíblico