É correto os cristãos criticarem e falarem mal uns dos outros?

Billy Graham


Pergunta
: Eu não vou mais à igreja, porque as pessoas da última vez em que fui não foram muito amigáveis, e tudo o que fizeram foi criticar e falar mal de todos, desde o pastor abaixo (provavelmente incluindo eu). Não é assim que os cristãos devem agir, certo? - Sr.ª S.K.

Resposta: Não, definitivamente não é como os cristãos devem agir. Quando nos convertemos ao Senhor Jesus Cristo e nos tornamos Seus seguidores, as nossas vidas devem ser marcadas pelo amor e compaixão, não por críticas nem por maledicência. A Bíblia diz: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal …" (Colossenses 4: 6).

     Porque é que a maledicência é errada? Um dos motivos é porque muitas vezes se baseia em mentiras - e mentir é errado. Mesmo que o que alguém diga sobre outra pessoa não seja completamente falso, ainda assim é uma parte da verdade. A maledicência e críticas também destroem as pessoas e prejudicam a sua reputação, causando conflitos e suspeitas. A Bíblia diz com razão: "A língua falsa odeia aos que ela fere …" (Provérbios 26:28).

     Mas falar mal e criticar alguém atrás das suas costas também é errado porque provém de motivos errados. Já se interrogou porque gostamos de falar mal? O motivo não é simplesmente porque gostamos de destruir os outros; é porque gostamos de nos elevar a nós mesmos. Quando falamos mal, afirmamos "saber", e quando criticamos alguém, afirmamos ser melhores do que eles. Na realidade, no entanto, estamos apenas a arruinar-nos.

     Não permita que a sua má experiência com apenas um punhado de pessoas a afastem de Cristo, ou das bênçãos que Ele tem para si. Certifique-se de que já se converteu ao Senhor Jesus Cristo e, em seguida, peça-lhe que a guie para uma igreja onde possa crescer na sua fé e ser rodeada de pessoas que O amam - e também a amarão a si.

- Billy Graham
 
 
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

José Carvalho
A Importância da Visão

Sermão proferido por José Carvalho em 22 de outubro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:14,15, realizado em 18 de outubro de 2017

Nando15OUT17S
A Educação dos Sentidos

Sermão proferido por Fernando Quental em 15 de outubro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:14,15, realizado em 11 de outubro de 2017

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    Quinta do Conde
  • geral@iqc.pt
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • Domingo: 10:00, Ceia do Senhor
    11:00, Pregação e Escola Dominical
    Quarta-feira: 21:00, Oração e Estudo Bíblico