É correto os cristãos criticarem e falarem mal uns dos outros?

Billy Graham


Pergunta
: Eu não vou mais à igreja, porque as pessoas da última vez em que fui não foram muito amigáveis, e tudo o que fizeram foi criticar e falar mal de todos, desde o pastor abaixo (provavelmente incluindo eu). Não é assim que os cristãos devem agir, certo? - Sr.ª S.K.

Resposta: Não, definitivamente não é como os cristãos devem agir. Quando nos convertemos ao Senhor Jesus Cristo e nos tornamos Seus seguidores, as nossas vidas devem ser marcadas pelo amor e compaixão, não por críticas nem por maledicência. A Bíblia diz: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal …" (Colossenses 4: 6).

     Porque é que a maledicência é errada? Um dos motivos é porque muitas vezes se baseia em mentiras - e mentir é errado. Mesmo que o que alguém diga sobre outra pessoa não seja completamente falso, ainda assim é uma parte da verdade. A maledicência e críticas também destroem as pessoas e prejudicam a sua reputação, causando conflitos e suspeitas. A Bíblia diz com razão: "A língua falsa odeia aos que ela fere …" (Provérbios 26:28).

     Mas falar mal e criticar alguém atrás das suas costas também é errado porque provém de motivos errados. Já se interrogou porque gostamos de falar mal? O motivo não é simplesmente porque gostamos de destruir os outros; é porque gostamos de nos elevar a nós mesmos. Quando falamos mal, afirmamos "saber", e quando criticamos alguém, afirmamos ser melhores do que eles. Na realidade, no entanto, estamos apenas a arruinar-nos.

     Não permita que a sua má experiência com apenas um punhado de pessoas a afastem de Cristo, ou das bênçãos que Ele tem para si. Certifique-se de que já se converteu ao Senhor Jesus Cristo e, em seguida, peça-lhe que a guie para uma igreja onde possa crescer na sua fé e ser rodeada de pessoas que O amam - e também a amarão a si.

- Billy Graham
 
 
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

CMO 10DEZ17
Alerta Pungente Duplo

Sermão proferido por Carlos M. Oliveira em 10 de dezembro de 2017

Simao Santos 01DEZ17a
Origem bíblica do dispensacionalismo

Sermão proferido por Simão Santos em 01 de dezembro de 2017

Teles
Depoimento e Súmula

Testemunho de José Teles em 02 de dezembro de 2017

Perguntas respostas
Perguntas e Respostas

Conferência Bíblica Dispensacionalista realizada 01-03 de dezembro de 2017

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    Quinta do Conde
  • geral@iqc.pt
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • Domingo: 10:00, Ceia do Senhor
    11:00, Pregação e Escola Dominical
    Quarta-feira: 21:00, Oração e Estudo Bíblico