Ter maus pensamentos não é o mesmo que expressá-los?

Billy Graham

 
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
 
Pergunta: Aprendi a disciplinar a minha língua de modo a não dizer más coisas sobre as pessoas como costumava fazer, mas ainda tenho os mesmos maus pensamentos sobre elas, não obstante não os expressar. Porém os maus pensamentos não serão tão errados quanto a sua expressão? - H.J.    

Resposta: Sim, são errados – e uma das razões é porque significa que somos culpados de hipocrisia. Algumas das palavras mais fortes de Jesus foram dirigidas às pessoas que pretendiam ser boas exteriormente, mas que interiormente ainda eram egoístas e pecaminosas. Ele comparou-as a pratos que estavam limpos e bonitos exteriormente, “mas o interior est[ava] cheio de rapina e de iniquidade” (Mateus 23:25).
 
    Certamente que isto não significa que devemos avançar e fazer o que sentimos que desejamos, mesmo que errado. Se atuarmos desse modo, nós somente acabaremos por nos ferir a nós mesmos e a outras pessoas. Em vez disso, significa que nos devemos esforçar por nos livrar tanto dos nossos motivos como dos pensamentos errados, e substituí-los por pensamentos e motivos bons. A Bíblia diz, “Deixando pois toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações” (1 Pedro 2:1).

     Mas será isso possível? Sim – com a ajuda de Deus. Quando cremos em Cristo como nosso Salvador, Ele vem viver dentro de nós pelo Seu Espírito, e começa a mudar-nos de dentro para fora. A Bíblia diz, “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento [ou, mente] ...” (Romanos 12:2).

     Se nunca creu em Cristo como seu único e suficiente Salvador, incito-o a fazê-lo já. Depois peça-Lhe para começar a transformá-lo substituindo as suas velhas atitudes pelo Seu amor. Nunca mais será o mesmo, logo que comece a ver os outros do modo que Ele os vê.
- Billy Graham

Sermões e Estudos

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

CMO&NANDO 07ABR24
A idade desta igreja

Tema abordado por CMO e Fernando Quental em 07 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário