Ecumenismo

william_macdonald.jpg     «Devias tu ajudar ao ímpio, e amar aqueles que ao Senhor aborrecem? Por isso, virá sobre ti grande ira, de diante do Senhor» (2 Crónicas 19.2).

     O rei Josafat juntou-se ao rei Acab para pelejarem contra os sírios. Foi uma aliança ímpia que lhe custou quase a vida. Os sírios agarraram Josafat e Acab e estavam prontos para os matar quando tomaram consciência do seu erro. Ainda que Josafat tivesse sobrevivido, não escapou do severo castigo da parte do profeta Jeú. Deus ira-se quando o seu povo ama aos que O abominam e que cooperam com os ímpios.

     Como tal coisa pode acontecer hoje? Acontece quando os cristãos que se dizem evangélicos se juntam aos que se dizem liberais, em grandes campanhas religiosas. Estes religiosos liberais negam as doutrinas fundamentais da fé cristã. Procuram destruir a autoridade das Escrituras com duvidas e rejeições a seu respeito. Ainda que se digam cristãos, na verdade, são inimigos da cruz de Jesus-Cristo. Têm por Deus o ventre. Colocam a sua glória no que é a sua vergonha. Só pensam nas coisas terrenas (Filipenses 3.18,19). A obra do Senhor não pode progredir nas suas mãos. Pelo contrário,  só pode sofrer com isso.

     Quanto mais o movimento ecuménico crescer, mais os cristãos que se querem manter fieis à Bíblia, estarão sujeitos a grandes pressões, com vista a juntá-los também aos ímpios do mundo que se diz cristão. Se recusarem, serão ridicularizados e denunciados. Até perderão alguma liberdade. No entanto, a fidelidade a Jesus-Cristo exige que não entrem por esta via.

     Uma das coisas que lamentamos, é que alguns crentes menosprezem os seus irmãos pelo facto destes não aceitarem trabalhar em conjunto com os ímpios. É frequente que alguns obreiros cristãos falem em favor dos modernistas em detrimento dos fundamentalistas. Elogiam os eruditos liberais, citam autores da sua classe, mostrando a sua aprovação e até tolerância para com as heresias liberais. Pelo contrário, falam desprezivelmente dos seus irmãos fundamentalistas que procuram manter uma linha de separação entre justos e injustos.

     Aquele que procura os favores ou ajuda dos inimigos de Deus procede como um traidor. Para nos mantermos fiéis ao nosso Senhor Jesus-Cristo, devemos estar firmes contra o inimigo, perto daqueles que seguem o Senhor verdadeiramente.

William MacDonald

Sermões e Estudos

Dario 20mai18
Três Perfis

Sermão proferido por Dário Botas em 20 de maio de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:24 realizado em 23 de maio de 2018

José Carvalho
Mentira & Mentira

Sermão proferido por José Carvalho em 13 de maio de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:24 realizado em 16 de maio de 2018

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE





     
    Hotel Íbis, Avenida Casal Ribeiro, 23
    1000-090 LISBOA
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário






     

    LISBOA
    Clique aqui para ver horário