Espírito e Alma

ESPALMCORP

 

     "… divisão da alma e do espírito …” (Heb. 4:12)

     Quando a Bíblia fala do homem no seu ser tripartido, a ordem é sempre espírito, alma e corpo (Cf. 1 Tes. 5:23). Quando os homens usam estes termos juntos, a ordem, quase sempre, é invariavelmente trocada, a saber, corpo, alma e espírito. O pecado inverteu a ordem de Deus. Agora o homem coloca o corpo em primeiro lugar, depois a alma e deixa para o fim de tudo o espírito.

     As duas partes não materiais do ser humano são o seu espírito e a sua alma. O espírito permite que ele tenha comunhão com Deus. A alma tem a ver com as suas emoções e paixões. Embora não seja possível distinguir o espírito e a alma nos mínimos detalhes, podemos e devemos aprender a distinguir entre o que é espiritual e o que é anímico, psíquico.

      O que, então, é espiritual? A pregação que exalta a Cristo. A oração a Deus através do Senhor Jesus Cristo no poder do Espírito Santo. O serviço que é motivado pelo amor ao Senhor e é capacitado pelo Espírito. A adoração que é em espírito e verdade.

     E o que é o anímico, psíquico? A pregação que chama a atenção para o homem, para sua oratória, presença dominante ou sagacidade. As orações mecânicas sem envolvimento real do coração, mas destinadas a impressionar os outros. O serviço egoísta, realizado por recompensa monetária ou empregando métodos carnais. A adoração que gira em torno de ajudas materiais visíveis, e não das realidades espirituais invisíveis.

     O que a Igreja de Deus tem com edifícios consagrados, vitrais, vestes eclesiásticas, títulos honoríficos, velas, incenso e todas essas armadilhas? Ou, ainda, o que a Igreja tem a ver com os esforços promocionais da Madison Avenue, com levantamento de fundos para emprego, com artifícios evangelísticos, cultos de personalidade, com espetáculos musicais?

     A publicidade vista nas revistas cristãs médias é suficiente para mostrar como nos tornamos anímicos, psíquicos.

     Paulo traça uma distinção entre o serviço que é ouro, prata, pedras preciosas e aquilo que é madeira, feno e palha (1 Cor. 3:12). Tudo o que é espiritual resistirá ao fogo do juízo penetrante de Deus. Tudo o que é anímico, psíquico, irá arder.

- William MacDonald

Sermões e Estudos

Dario 20mai18
Três Perfis

Sermão proferido por Dário Botas em 20 de maio de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:24 realizado em 23 de maio de 2018

José Carvalho
Mentira & Mentira

Sermão proferido por José Carvalho em 13 de maio de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:24 realizado em 16 de maio de 2018

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE





     
    Hotel Íbis, Avenida Casal Ribeiro, 23
    1000-090 LISBOA
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário






     

    LISBOA
    Clique aqui para ver horário