O Diabo e o Mistério (I)

JCOHAIR1
 
     A maioria dos Cristãos sabe mais sobre o diabo do que sabe sobre "O Mistério". Mesmo assim, não sabe tanto do diabo quanto deveria saber. Deveria saber mais sobre ele, de modo a poder dizer com Paulo: "Nós não ignoramos os seus ardis" (II Coríntios. 2:11). É claro que todo o Cristão deve saber mais sobre "o mistério". Deus quer que todo o cristão conheça "O Mistério" (Efé. 3:1-3), e que o dê a conhecer a outros (Ef 3:9). O leitor dirá: "Então já não seria “O Mistério”. Certamente que não. Porque é que depois de decorridos mais de 2000 anos esta verdade divina ainda há-de ser um mistério para noventa e nove por cento do povo de Deus? Pode responder a esta pergunta? É verdade que o diabo não quer que alguém compreenda ou mesmo estude esta verdade divina. Mas não deve a vontade de Deus ser mais desejada pelos Cristãos do que a de Satanás? O poder de Deus não suplanta o poder do diabo? Satanás é poderoso. Porém, Deus é Todo-Poderoso. Os cristãos genuinamente espirituais sabem que o poder de Deus sobrepuja o poder de Satanás.
 
     Mas façamos um inventário. Quando olhamos para a situação política mundial e vemos a angústia das nações e mesmo as chamadas nações Cristãs estarem à beira da falência e da destruição, bem nos podemos espantar com tal poder de Satanás após dois mil anos de Cristianismo. Todavia cremos que Satanás sabia do que estava a falar em Lucas 4:6, quando disse ao Senhor Jesus que os reinos do mundo estavam sob o seu controlo. O Senhor estava certo quando chamou a Satanás de "o príncipe deste mundo".

     Quando consideramos os milhões e milhões de pessoas do mundo religioso, e vemos o que o diabo lhes tem feito, daremos com certeza um caloroso "Amém" à declaração de João 5:19, "todo o mundo está no maligno." Nos seus enganos para manter os pecadores longe do Evangelho salvador de Cristo, Satanás é chamado de "o deus deste século" (II Coríntios. 4:3-4). Para conseguir o seu objectivo com as pessoas que querem algum tipo da chamada religião Cristã, o diabo transforma-se num anjo de luz e instrui os seus servos para fingirem que são missionários de Cristo (II Coríntios. 11:13-15).

     Depois consideremos o que o diabo tem feito aos membros da Igreja que são realmente membros do Corpo de Cristo, da única Igreja de hoje e de Deus. Observe as instruções de Deus em Efésios 4:3-6:

     "Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só baptismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos."

     Medite na "unidade do Espírito". Onde é que ela é encontrada? Uma só fé, uma só esperança da vossa vocação, um só baptismo. Um só corpo. Quantas seitas e denominações? Várias centenas. Quantos corpos? Um só Corpo. Note Efésios 1:20-23:

     "Que manifestou em Cristo, ressuscitando-O dos mortos, e pondo-O à Sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a Seus pés, e sobre todas as coisas O constituiu como cabeça da igreja, que é o Seu corpo, a plenitude d’Aquele que cumpre tudo em todos".

     Cristo está nos céus. Cristo é a Cabeça da Sua única Igreja, que é o Seu corpo," a plenitude d'Aquele que cumpre tudo em todos".

     Independentemente da lealdade e zelo  sectário com que muitos se possam defender e lutar pelas suas igrejas denominacionais, o estudioso da Palavra de Deus sabe que o “denominacionalismo” é absolutamente anti-bíblico. Há uma, e somente uma, verdadeira Igreja Bíblica que é denominada Igreja, Corpo de Cristo, "a plenitude d'Aquele que cumpre tudo em todos". Em Efésios 3:6 essa Igreja é chamada um "mesmo corpo" (veja o Grego).

     Os membros do Corpo de Cristo estão sentados em Cristo nos céus e estão abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais (Ef 2:6 e 1:3). Uma das razões porque Deus quer que todos os homens vejam “O Mistério” está expressa em 3:10,11:

     “Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor.”

     O mistério, então, é a verdade divina a respeito dos "céus" e "segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor." Ao pesquisarmos as Escrituras, descobrimos que essa mensagem divina não era cumprimento da profecia, mas um programa espiritual predestinado por Deus antes da fundação do mundo.

 

J. C. O'Hair
(Continua)

 

Sermões e Estudos

Nando23ABR18
Convencido, ou convertido?

Sermão proferido por Fernando Quental em 23 de abril de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:21,22 realizado em 04 de abril de 2018

ManuelGomes 28FEV18
A maior rede social

Sermão proferido por Manuel Gomes em 31 de março de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:22,23 realizado em 18 de abril de 2018

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE





     
    Hotel Íbis, Avenida Casal Ribeiro, 23
    1000-090 LISBOA
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário






     

    LISBOA
    Clique aqui para ver horário