Profecia e Mistério

rapaz e rapariga conversando
 
Priscila:  No Domingo o pregador falou acerca da profecia e do mistério. Não compreendi muito bem. A que é que ele se referia?

Paulo: Talvez te possa explicar deste modo. Os jovens tinham-te dito que no dia do teu aniversário iríamos ao Jardim Zoológico. Nós tínhamos planeado isto há muito tempo. E, como sabes, no caminho parámos no McDonald’s, o que constituiu uma surpresa para ti. Há muito que tínhamos planeado parar ali, mas nunca to demos a conhecer! Era um segredo.

Priscila:  Mas como é que isso explica a profecia e o mistério?

Paulo: Aquilo que te dissemos há muito, nomeadamente, irmos ao Zoo, é um exemplo do que é a profecia, pois dissemos-te de antemão, ou predissemos. A paragem pelo McDonald’s era um mistério, ou seja, algo que te tinha sido ocultado, um segredo.

Priscila:  E como é que isso se aplica à Bíblia?

Paulo: No Velho Testamento Deus disse continuamente aos filhos de Israel que um Rei viria a eles aqui na terra e estabeleceria um Reino. Deus enviou profetas para profetizarem, ou predizerem, o que aconteceria. No processo para o estabelecimento do Reino, Deus revelou uma surpresa ou mistério que Ele tinha guardado com Ele desde antes da fundação do mundo.

Priscila:  Que segredo ou mistério era esse?

Paulo: Bem, quem era o povo escolhido de Deus?

Priscila:  Israel.

Paulo: Certo. E, de acordo com a profecia, o que é que eles esperavam?

Priscila:  O seu Rei. Mas quando o Senhor Jesus veio eles não creram que Ele era o Rei deles.

Paulo: Por isso, depois do Senhor Jesus ter sido morto por crucificação e de ter ido para o céu, Deus enviou um homem especial para contar a toda a gente um segredo ou mistério, que Deus tinha guardado desde antes a fundação do mundo.

Priscila:  Eu sei quem era esse homem! Era o Apóstolo Paulo!

Paulo: Sim, e sabes qual era o segredo ou mistério?

Priscila:  Tinha algo a ver connosco, visto não sermos Judeus?

Paulo: Sim, trata-se de boas novas para nós e para os judeus porque agora temos todos a oportunidade de ir para o céu, apesar da nação de Israel não crer que o Senhor Jesus é o Seu Rei.

Priscila:  Vejo que disseste algo diferente do que os profetas diziam. Tu disseste que temos uma oportunidade de irmos para o céu. Os profetas falavam da vinda de um Rei que viria estabelecer um Reino na terra.

Paulo: A profecia fala-nos de uma esperança terrena. Haverá mil anos de paz sobre a terra, pois Cristo reinará como Rei dos reis. Não haverá pecado, nem tristeza, nem problemas. O leão deitar-se-á com o cordeiro e não quererá matá-lo e comê-lo. Até as crianças não serão injuriadas por qualquer animal. Cumprir-se-á então a oração de Mateus que diz, “venha o Teu reino”.

Priscila:  E nós não vamos desfrutar disso?

Paulo: A Bíblia diz que os membros do Corpo de Cristo são cidadãos do céu. Nós estamos abençoados com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais. Deus fez-nos assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus para um dia nos revelar as Suas grandes riquezas. No presente somos embaixadores enviados à terra como representantes da nossa chamada celestial.

Priscila:  O que é que acontecerá quando Ele nos chamar para o céu?

Paulo: Isso concluirá o segredo mistério de Deus e a seguir Ele retomará o Seu programa profético respeitante ao estabelecimento do reino aqui na terra. Após um curto espaço de tempo de punição dirigida a Israel porque eles não creram que o Senhor Jesus era o Seu Rei, Deus introduzirá um reino milenar de felicidade tendo o Senhor Jesus como Rei dos reis, exactamente como Ele tinha prometido pelos profetas.

Priscila:  Isso é fantástico! Tu ajudaste-me a compreender estas verdades muito melhor. Agora vamos para outra surpresa – o McDonald’s!


Artigo relacionado:

Sermões e Estudos

Dario 20mai18
Três Perfis

Sermão proferido por Dário Botas em 20 de maio de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:24 realizado em 23 de maio de 2018

José Carvalho
Mentira & Mentira

Sermão proferido por José Carvalho em 13 de maio de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:24 realizado em 16 de maio de 2018

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE





     
    Hotel Íbis, Avenida Casal Ribeiro, 23
    1000-090 LISBOA
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário






     

    LISBOA
    Clique aqui para ver horário