Profecia e Mistério

rapaz e rapariga conversando
 
Priscila:  No Domingo o pregador falou acerca da profecia e do mistério. Não compreendi muito bem. A que é que ele se referia?

Paulo: Talvez te possa explicar deste modo. Os jovens tinham-te dito que no dia do teu aniversário iríamos ao Jardim Zoológico. Nós tínhamos planeado isto há muito tempo. E, como sabes, no caminho parámos no McDonald’s, o que constituiu uma surpresa para ti. Há muito que tínhamos planeado parar ali, mas nunca to demos a conhecer! Era um segredo.

Priscila:  Mas como é que isso explica a profecia e o mistério?

Paulo: Aquilo que te dissemos há muito, nomeadamente, irmos ao Zoo, é um exemplo do que é a profecia, pois dissemos-te de antemão, ou predissemos. A paragem pelo McDonald’s era um mistério, ou seja, algo que te tinha sido ocultado, um segredo.

Priscila:  E como é que isso se aplica à Bíblia?

Paulo: No Velho Testamento Deus disse continuamente aos filhos de Israel que um Rei viria a eles aqui na terra e estabeleceria um Reino. Deus enviou profetas para profetizarem, ou predizerem, o que aconteceria. No processo para o estabelecimento do Reino, Deus revelou uma surpresa ou mistério que Ele tinha guardado com Ele desde antes da fundação do mundo.

Priscila:  Que segredo ou mistério era esse?

Paulo: Bem, quem era o povo escolhido de Deus?

Priscila:  Israel.

Paulo: Certo. E, de acordo com a profecia, o que é que eles esperavam?

Priscila:  O seu Rei. Mas quando o Senhor Jesus veio eles não creram que Ele era o Rei deles.

Paulo: Por isso, depois do Senhor Jesus ter sido morto por crucificação e de ter ido para o céu, Deus enviou um homem especial para contar a toda a gente um segredo ou mistério, que Deus tinha guardado desde antes a fundação do mundo.

Priscila:  Eu sei quem era esse homem! Era o Apóstolo Paulo!

Paulo: Sim, e sabes qual era o segredo ou mistério?

Priscila:  Tinha algo a ver connosco, visto não sermos Judeus?

Paulo: Sim, trata-se de boas novas para nós e para os judeus porque agora temos todos a oportunidade de ir para o céu, apesar da nação de Israel não crer que o Senhor Jesus é o Seu Rei.

Priscila:  Vejo que disseste algo diferente do que os profetas diziam. Tu disseste que temos uma oportunidade de irmos para o céu. Os profetas falavam da vinda de um Rei que viria estabelecer um Reino na terra.

Paulo: A profecia fala-nos de uma esperança terrena. Haverá mil anos de paz sobre a terra, pois Cristo reinará como Rei dos reis. Não haverá pecado, nem tristeza, nem problemas. O leão deitar-se-á com o cordeiro e não quererá matá-lo e comê-lo. Até as crianças não serão injuriadas por qualquer animal. Cumprir-se-á então a oração de Mateus que diz, “venha o Teu reino”.

Priscila:  E nós não vamos desfrutar disso?

Paulo: A Bíblia diz que os membros do Corpo de Cristo são cidadãos do céu. Nós estamos abençoados com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais. Deus fez-nos assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus para um dia nos revelar as Suas grandes riquezas. No presente somos embaixadores enviados à terra como representantes da nossa chamada celestial.

Priscila:  O que é que acontecerá quando Ele nos chamar para o céu?

Paulo: Isso concluirá o segredo mistério de Deus e a seguir Ele retomará o Seu programa profético respeitante ao estabelecimento do reino aqui na terra. Após um curto espaço de tempo de punição dirigida a Israel porque eles não creram que o Senhor Jesus era o Seu Rei, Deus introduzirá um reino milenar de felicidade tendo o Senhor Jesus como Rei dos reis, exactamente como Ele tinha prometido pelos profetas.

Priscila:  Isso é fantástico! Tu ajudaste-me a compreender estas verdades muito melhor. Agora vamos para outra surpresa – o McDonald’s!


Artigo relacionado:

Sermões e Estudos

CMO 10DEZ17
Alerta Pungente Duplo

Sermão proferido por Carlos M. Oliveira em 10 de dezembro de 2017

Simao Santos 01DEZ17a
Origem bíblica do dispensacionalismo

Sermão proferido por Simão Santos em 01 de dezembro de 2017

Teles
Depoimento e Súmula

Testemunho de José Teles em 02 de dezembro de 2017

Perguntas respostas
Perguntas e Respostas

Conferência Bíblica Dispensacionalista realizada 01-03 de dezembro de 2017

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    Quinta do Conde
  • geral@iqc.pt
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • Domingo: 10:00, Ceia do Senhor
    11:00, Pregação e Escola Dominical
    Quarta-feira: 21:00, Oração e Estudo Bíblico