O que o estudo da Bíblia fará por si

1. Ela torna-nos crentes mais fortes

     Ninguém quer ser fraco, quer seja física, quer seja espiritualmente. Os “jovens” de 1 João 2.14 já não eram mais “filhinhos”; eram fortes, porque a Palavra de Deus permanecia neles e eles haviam vencido o maligno. Isto significa que se haviam alimentado da Palavra de Deus, e não estavam mais a ser constantemente derrotados pelo pecado e pelas tentações. Existe somente um modo para se crescer e fortalecer espiritualmente – ler e estudar a Palavra de Deus.

     Nestes últimos anos tenho tido a oportunidade de observar milhares de cristãos – alguns inteligentes, outros de capacidade media; alguns com educação superior, outros com pouquíssima instrução escolar; alguns com cursos de escolas bíblicas, outros, não. Dentro de cada uma dessas classificações, tenho visto alguns crentes que continuam a ser bebés em Cristo, enquanto outros crescem e se tornam fortes no Senhor. O único ponto que em comum entre eles não era o mesmo grau de instrução, mas, sim, o hábito de alimentarem a mente com a Palavra de Deus. Notemos esta expressão do verso 14: “... tendes vencido o maligno”. Isto requer uma força espiritual que somente adquirimos com o estudo da Palavra de Deus. As centenas de pessoas que fracassam espiritualmente e que me procuram para aconselhamento tinham todas um denominador comum – a negligência da leitura diária da Palavra de Deus. Todos esses fracassos (e consequente infelicidade) poderiam ter sido evitados, se houvessem aprendido a estudar a Palavra de Deus.


2. Ela dá-nos a certeza da salvação

     A primeira necessidade do crente novo é adquirir a certeza absoluta de que é um Cristão. A salvação é tão maravilhosa – um dom gratuito de um Deus terno – que parece boa demais para ser verdade. Por isso, uma das primeiras dificuldades que um novo convertido encontra, depois que se afasta um pouco da pessoa que o conduziu a Cristo, é abrigar dúvidas sobre a sua salvação. A única fonte de certeza é a Bíblia. Mas de que vale ela, se ele não a lê? As promessas e garantias que nos são feitas por Deus serão de pouco valor, se permanecerem encerradas entre as páginas da Bíblia. Os crentes precisam de tê-las gravadas no lóbulo frontal do cérebro. E foi para isto que a Bíblia foi escrita. Notemos outra vez 1 João 5.13: “Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.”

     O crente que tem uma certeza sólida de que é filho de Deus, que Ele é o seu Pai celestial, possui as bases para viver uma vida emocional sadia. A grande maioria das pessoas que vivem sobrecarregadas de temores, preocupações e outras fraquezas emocionais geralmente não têm a certeza da salvação, e dão atenção à sua própria mente, em vez de ler Bíblia. Ninguém poderá ter a certeza das coisas de Deus, enquanto se limitar aos próprios pensamentos, pois, como a Bíblia ensina, o conceito de Deus não vem pelo muito pensar, mas pela “sabedoria de Deus” – a Bíblia (1 Co 1.21). Se alguém deseja a certeza da salvação, então deve começar a estudar a Palavra de Deus regularmente – é a única fonte de onde pode obtê–la. 


3. Ela dá-nos confiança e poder na oração

     Agora que é crente, pode conversar com o Pai celestial acerca de tudo o que há no seu coração. Mas como sabemos que Ele nos ouve? Porque Ele o afirma na Sua palavra – em inúmeros textos. A passagem de 1 João 5.14, 15 ensina que podemos orar com a confiança de que Ele nos ouve. Em João 15.7, o Senhor promete: “Se permanecerdes em Mim e as Minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” Isto significa que o estudo bíblico (que é o modo pelo qual as Suas palavras podem permanecer em nós) concede-nos poder na oração, pois, ao estudarmos a Sua palavra, ficamos mais familiarizados com a vontade de Deus, e consequentemente aprendemos a orar.

     Um dos alunos de Confúcio certa vez perguntou-lhe: “Será que adianta orarmos por causa dos nossos pecados?” Ao que ele respondeu: “Não tenho certeza; mas não custa nada experimentar.” Esta resposta não satisfaz absolutamente. Somente a Bíblia ensina que Deus responde às nossas orações – o Cristão versado nas Escrituras goza dessa segurança.


4. Ela purifica-nos

     Lady Macbeth não foi a primeira pessoa a sofrer angústia de alma por causa de uma consciência culpada pelo pecado. Este problema é universal, e há biliões de pessoas que, como aquela personagem, não tem a mínima ideia do que fazer para obter a purificação. Tal dificuldade nunca deveria preocupar o crente que estuda a Bíblia, pois, como o Senhor disse: “Vós já estais limpos, pela Palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3). A Palavra de Deus tem um efeito purificador sobre o crente. Jesus orou assim: “Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade.” (Jo 17.17.) A Bíblia tem o poder de purificar o crente que a estuda.

     Certo menino pediu ao pai que lhe explicasse como é que a Palavra de Deus podia purificar uma pessoa. Em vez de lhe responder, o pai pediu ao filho que pegasse numa cesta de verga, e fosse até ao lago para trazer-lhe um cesto cheio de água. O rapazinho tentou várias vezes, mas antes de chegar junto ao pai, o cesto ficava vazio.

     Sentindo-se muito frustrado, ele disse: “É impossível. A água escoa-se toda antes de chegar aqui.” O pai então chamou a atenção dele para o facto de o cesto ter ficado limpo, e disse: “É assim que a Palavra de Deus purifica o crente: quando ela passa pela sua mente.” Como podemos saber que os nossos pecados, foram perdoados? A Bíblia diz: “Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.9). Que grande incentivo a nossa alma recebe, quando sabemos que Ele é fiel na obra da purificação!

     Se é um crente novo, precisa de saber o que é que não é pecado. Deus não nos abandona à mercê dos nossos pensamentos. Ele diz: “Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o segundo a Tua Palavra” (Sl 119.9). O estudo bíblico purifica-nos e acautela-nos contra o pecado.

     Quando eu era um crente novo, pedi a um pastor visitante que autografasse a minha Bíblia. Ele fê-lo, mas também acrescentou uma observação muito profunda: “Este livro afastar-te-á do pecado ou o pecado afastar-te-á deste livro”.


5. Ela dá-nos alegria

     Uma das bênçãos da experiência cristã é a alegria, mas muitas vezes este gozo é abafado pelas dificuldades da vida. O Senhor disse: “Tenho-vos dito estas coisas para que o Meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo” (Jo 15.11). Se lermos as obras escritas por homens ou nos concentrarmos nos problemas que nos cercam, essa alegria transformar-se-á em medo, temor, e, às vezes, até em depressão.

     Durante uma certa época de crise económica, assisti, certa ocasião, a uma reunião de uma junta de administradores. Quem ouvisse aqueles homens a falar, pensaria que Cristo estava derrotado – tudo o que fizeram foi prever dias sombrios, desgraças e desespero. Perguntei-lhes: “O que é que têm lido ultimamente?” Responderam: “O Wall Street Journal, a revista US News e World Report, o jornal San Diego Union, e outros.” Então disse-lhes: “Andam a ler a literatura errada.” É a Palavra de Deus que põe alegria no coração, independentemente das circunstâncias.


6. Ela produz paz

     Uma das evidências sobrenaturais da vida cristã é a paz que sentimos no coração quando as circunstâncias da vida só inspiram preocupações e temores.

     Agora que recebemos a Cristo como Salvador e Senhor, temos o direito de pensar que seremos diferentes, e os nossos amigos têm todo o direito de procurar ver esta diferença. Quando um poder sobrenatural como o do Espírito Santo passa a viver no coração de um ser humano natural, ele terá de ser diferente. E essa diferença revela-se primeiramente nas nossas emoções, que ficarão caracterizadas por uma grande paz, mesmo face às dificuldades.

     Mas, se a Palavra de Deus não habita “ricamente” em nós por meio do estudo e da leitura, não poderá produzir a paz que deveria caracterizar a nossa vida.

     Jesus Cristo disse: “Tenho-vos dito isto, para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” (Jo 16.33.) O que torna esta afirmação ainda mais relevante é o facto se o Senhor ter dado esta mensagem aos Seus discípulos pouco antes do tumulto que resultou na Sua crucificação. Ele queria que os Seus discípulos tivessem paz pela Sua palavra, exactamente quando estavam para enfrentar aquela crise iminente.

     Há quase dois mil anos que o povo de Deus tem-se fortalecido para as crises da vida, lendo e estudando a Bíblia. Foi isso que Deus quis dizer quando disse: “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos” (Cl 3.15). A paz não é automática. Ela vem inundar o nosso coração quando enchemos a mente com as promessas, os princípios e os exemplos da fidelidade de Deus, como são ensinados na Sua Palavra. Muitos homens de negócio crentes que lêem o diário Wall Street Journal ou a revista Time diariamente, em vez de ler a Bíblia, ficam transtornados com a situação económica do mundo, ao passo que Deus deseja inundar o seu coração com paz, pela leitura diária da Sua Palavra.


7. Ela orienta-nos nas decisões da vida

     A vida está cheia de situações em que temos de tomar decisões. Há decisões grandes e decisões pequenas – e muitas de importância média. Quando o crente conhece bem os princípios divinos, isto simplifica-lhe o processo de tomar decisões. É isto que as Escrituras ensinam no texto que diz: “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Sl 119.105). Os princípios de Deus servem-nos de guia, quando temos de tomar decisões.

     A chamada ética de situações, comum nos nossos dias, é uma filosofia de vida bastante caótica e causa inúmeros prejuízos. É bem melhor armazenar na mente, previamente, os princípios bíblicos, e viver por eles, do que esperar até que as emoções, paixões e pressões da existência nos oprimam, forçando-nos a uma decisão. E como disse o Senhor: “Antes bem-aventurados são os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam!” (Lc 11.28) Ninguém pode guardar o que nunca ouviu. Mas, quando saturamos a mente todos os dias com a Palavra de Deus, ela ilumina os caminhos escuros do futuro com a orientação divina.


8. Ela capacita-nos a dar testemunho da nossa fé

     A maioria das pessoas que encontramos desconhece totalmente os conceitos bíblicos. Muitas têm dúvidas ou interrogações, e precisam da orientação de alguém que conheça a Bíblia. Como Deus nos diz: “Antes santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1 Pe 3.15,16). O único modo de responder ao que nos indaga, ao que zomba, ou ao pesquisador que busca a verdade é nos prepararmos por meio da leitura e estudo diários da Palavra de Deus. Um Tenente da Marinha com quem conversei e que dizia ser crente havia doze anos, disse-me: “Nunca tive oportunidade de testemunhar da minha fé a ninguém.” Pareceu-me difícil de acreditar que um homem servindo num porta-aviões, com mais três mil marinheiros a bordo, não conseguisse encontrar mais ninguém a quem falar da sua fé, mas não dei muita atenção ao seu comentário, e orientei-o para que começasse um programa de leitura e estudo bíblico. Dois meses depois, quando me avistei com ele para um dos nossos encontros semanais de verificação, contou-me que ganhara a sua primeira alma para Cristo. Depois ele relembrou-me daquele comentário que fizera anteriormente, e disse: “O problema não era falta de oportunidade; eu simplesmente não sabia o que fazer quando a ocasião se apresentava. Agora, a minha mente está sempre tão ocupada pela Palavra de Deus, que falo dela o tempo todo. Antes de começar a estudar a Bíblia, eu simplesmente não sabia o que dizer,” A experiência deste jovem pode ser multiplicada muitas e muitas vezes – ninguém pode transmitir aos outros o que não sabe. Quase todo o crente quer dar fruto, e testemunhar de Cristo a outros de maneira positiva, mas isto é totalmente impossível se não se tiver, pelo menos, um conhecimento elementar da Palavra de Cristo. 


9. Ela garante-nos sucesso


Todo o mundo quer ter sucesso na vida. Não quero dizer aqui que todos desejam riquezas e fama; é possível ter-se ambas as coisas, sem se obter sucesso. Mas todos desejamos ardentemente obter sucesso no campo do trabalho a que nos dedicamos. É por isso que os livros que ensinam como vencer na vida ou como obter sucesso são tão populares hoje em dia. Ninguém leria um livro que ensinasse a fracassar. Josué 1.8 diz, “Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” A meditação diária na Palavra de Deus produz o sucesso que todos almejam. É claro que aconteceu assim com Josué. Muitos crentes, homens de negócios, têm-se apropriado dessas mesmas promessas, e, hoje, testificam da fidelidade de Deus em cumpri-la.

     E para que ninguém pense que a promessa de Deus a Josué é um caso isolado, podemos examinar a fórmula para a felicidade que se encontra no Salmo 1. “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” (Sl 1.1-3) Este tipo de produtividade diária provém de alimentarmos a mente todos os dias com a Palavra de Deus.

     Infelizmente, muitos cristãos crêem que estão “ocupados demais” para revigorarem diariamente a sua mente na Palavra de Deus. O que não percebem é que, a longo prazo, um momento devocional diário não lhes custa nada, pois o restante do dia será mais proveitoso, do que nos dias em que negligenciam a leitura bíblica. Um brilhante neurocirurgião de Atlanta, nos Estados Unidos, declara: “Os momentos mais importantes do meu dia são os primeiros trinta minutos, logo depois que acordo, e por isso passo vinte deles lendo e estudando a Palavra de Deus. Isto enriquece o restante do dia.” Experimente isso; irá gostar.

- Tim LaHaye

Sermões e Estudos

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

CMO&NANDO 07ABR24
A idade desta igreja

Tema abordado por CMO e Fernando Quental em 07 de abril de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 10 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário