• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

Dario 20mai18
Três Perfis

Sermão proferido por Dário Botas em 20 de maio de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:24 realizado em 23 de maio de 2018

José Carvalho
Mentira & Mentira

Sermão proferido por José Carvalho em 13 de maio de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:24 realizado em 16 de maio de 2018

ver mais
 

23-04-13 - Após perda do filho, Rick Warren sugere cinco passos para se superar tragédias e aconselha: “Decida confiar em Deus”

Olho de DeusRick Warren     “Seria impossível, em apenas uma mensagem, discutir todas as razões para o sofrimento e por que Deus permite uma tragédia”. Com essas palavras, Rick Warren introduziu um artigo escrito por ele sobre o sofrimento.  

     Warren perdeu recentemente o seu filho mais novo, Matthew, com 27 anos de idade.

     O texto “5 Ways to Respond When Tragedy Strikes”, que pode ser traduzido como “5 Maneiras de Reagir a Tragédias”, foi publicado no Charisma News, e diz que para vencer a dor é preciso alguns passos básicos e gerais.

     Conhecido pelo seu livro best-seller “Uma Vida com Propósitos”, Warren diz que o primeiro passo para se superar o sofrimento advindo de uma tragédia é “libertar a dor” para que as “emoções fortes” não causem danos maiores.


     “Se não lidar com elas, mas enchê-las profundamente, a sua recuperação de uma crise leva sempre muito mais tempo do que deveria [...] Jesus disse em Mateus 5:04: ‘Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados’. Por outras palavras, não há problema em chorar. Enfrente os seus sentimentos. Não os reprima [...] Lance as suas emoções sobre Deus. Se não conversar sobre isso, vai prejudicar-se a si mesmo ou a outra pessoa”, disse ele.

     O segundo passo é admitir que se precisa de apoio, para que o fardo não seja absorvido por apenas uma pessoa: “A Bíblia diz: ‘Levai as cargas uns dos outros … Ao ajudarem-se uns aos outros com os seus problemas, obedecem à Lei de Cristo’. Gálatas 6:2. É um grande erro o isolamento dos outros quando se está a passar por uma crise. A nossa tendência é querermos ser por nós mesmos, mas numa tragédia precisamos de outras pessoas”, escreveu o enlutado Warren.

     A recusa em se ser amargo é apontado por Rick Warren como uma forma de se superar traumas, pois segundo ele, ser feliz é uma opção: “Uma das coisas que eu aprendi ao estar no ministério há muitos anos é que não há absolutamente nenhuma correlação na vida entre as suas experiências e a sua felicidade. Eu tenho visto pessoas que tiveram absolutamente as piores experiências na vida, coisas que chocam a todos nós, e ainda assim mantêm uma atitude alegre, feliz, positiva, porque a felicidade é uma escolha. É-se tão feliz quanto se escolhe ser”, disse Warren.

     O quarto passo sugerido por Rick Warren para se superar tragédias é guardar na memória o que realmente faz a diferença na vida, e valorizar isso.

     “Os desastres têm uma forma de esclarecer os nossos valores e indicar o que realmente importa e o que não importa. Jesus disse: ‘A vida de qualquer um não consiste na abundância do que possui’ Lucas 12:15. Não confunda o seu património líquido, com sua autoestima. Não confunda os seus bens com o seu propósito na vida [...] O que importa são os relacionamentos. Pode-se perder a casa? Sim. Pode-se perder uma carreira? Sim. Pode-se perder um casamento? Sim. Pode-se perder a sua saúde? Sim. Pode-se perder a beleza juvenil? Sim. Pode-se perder o relacionamento com Deus? Não”, pontuou Warren.

     Confiar em Deus é o quinto passo sugerido por Rick Warren, que cita a esperança como demonstração explícita da fé nesses momentos: “Os Cristãos posicionam-se nas tragédias de forma diferente do resto do mundo. Temos que confiar inteiramente em Cristo. Temos que ter esperança. Mas como? Intencionalmente apoiando-nos em Cristo para se ter estabilidade, ouvindo a Cristo para obter direção, e esperando em Cristo para a salvação. Ele é a nossa Rocha, o nosso abrigo, o nosso grande Pastor, o nosso esconderijo. O sofrimento e a tragédia são inevitáveis num mundo pecaminoso, mas Jesus Cristo faz toda a diferença. Decida que vai confiar n’Ele, mesmo na mais escura das horas da sua vida”, aconselha.

     Dias após a morte de Matthew Warren ocorreu o atentado terrorista em Boston, durante a maratona da cidade. Na ocasião, Rick Warren interrompeu o seu luto para pedir aos crentes através de seu perfil no Twitter que orassem pela cidade e pelos Estados Unidos.
.
 

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE





     
    Hotel Íbis, Avenida Casal Ribeiro, 23
    1000-090 LISBOA
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário






     

    LISBOA
    Clique aqui para ver horário